O Governo vai motivar e engajar a Policia Nacional, reiterando o seu apoio na resolução dos problemas da corporação policial cabo-verdiana. Palavras anunciadas durante a visita dos Ministros da Administração Interna e das Finanças, Paulo Rocha e Olavo Correia, respetivamente, à Direção Nacional da Policia Nacional.
No encontro que reuniu os dirigentes e os oficiais da Policia Nacional da Cidade da Praia, foram apresentados dados das ocorrências policiais, números que espelham o meritório trabalho que a Policia Nacional vem desempenhando.
O Diretor Nacional da Policia Nacional, Emanuel Estaline, exortou ao Executivo a continuar a apostar no aumento dos efetivos e consequentemente na melhoria das condições de trabalho dos policiais, ressaltando a nivelação salarial recentemente atualizada.
“O Governo esta engajado na resolução dos problemas da Policia Nacional e reconhece o importante papel desempenhado para o desenvolvimento da sociedade Cabo-Verdiana, pelo trabalho que vem sendo feito e que está a ser reconhecido” disse o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, garantindo ainda que neste sentido o seu Ministério está em permanente concertação com o Ministério das Finanças.
Reconhecendo que a instituição policial é “muito importante para a Republica”, o Ministro das Finanças, Olavo Correia relembra por sua vez, que Cabo verde se tem afirmado como um país seguro a nível nacional e internacional.
“A segurança precisa de um investimento e o Governo esta engajado e comprometido em dar o país um quadro de segurança reforçado para que, a partir dai, possamos criar as condições e tenhamos mais crescimento económico e melhores condições de vida para todos os cabo-verdianos”, reafirma Olavo Correia.
O Ministro das Finanças garantiu que no próximo Orçamento de Estado, a verba destinada a Policia Nacional, será incrementada e melhores condições a nível de armamento, meios de mobilidade, instalações e permanente formações, serão acautelados.
Importa referir que os dois governantes, visitaram a esquadra de investigação e combate à criminalidade e o Comando Regional da Praia, ambos em Achada Santo António.