A partir do próximo ano, o Governo pretende avançar com um projeto que tem por base incentivar os privados a construírem edifícios para servirem o Estado, alojando diversos serviços públicos.
Um projeto que vai fomentar o setor da construção civil e imobiliário. O Estado entrará como garantia, ou seja, promove e o privado poderá recorrer à banca, com garantias da parte do Estado de arrendamento do edifico, para além da conjugação de um conjunto de fatores que facilitarão todo o negócio.
Neste momento, só na cidade da Praia, o Estado tem uma média de 40 edifícios arrendados, o que representa um grande custo para o cofre público. Por outro lado, esses edifícios não respondem às necessidades dos serviços públicos que neste momento alojam.
A partir do próximo ano, o Estado pretende avançar com o projeto-piloto na cidade da Praia, o que vai possibilitar aos privados construírem edifícios eficientes que, por um lado, vão trazer mais dignidade aos serviços públicos e, por outro, vão permitir ao Estado poupar muito dinheiro em termos de eficiência energética, de segurança, entre outros aspetos.
Este sábado, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, recebeu empresários do ramo da construção civil e do setor imobiliário para apresentar-lhes o projeto. Os empresários veem com bons olhos esta iniciativa que vai resolver grandemente o problema que enfrentam hoje que tem a ver com baixa oferta de obras no mercado, fomentado assim o setor.