“Especificamente em relação ao Ténis, nós queremos colocar São Vicente na rota dos eventos internacionais”. Palavras do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, ao presidir o ato de abertura da final do Campeonato Nacional de Ténis que aconteceu na tarde deste domingo, 23 de julho, na Cidade de Mindelo, ilha de São Vicente.
Fernando Elísio Freire que considera o desporto como um fator de inclusão social e de criação de riqueza que poderá ajudar Cabo Verde a afirmar-se no mundo, avançou que o Ministério do Desporto pretende fazer investimentos no Clube Ténis de Mindelo, em parceria com a Federação Cabo-verdiana do Ténis (FCT), “para que, através da modalidade, a ilha consiga trazer para o arquipélago eventos internacionais que coloquem o país no mapa”.
O titular da pasta do Desporto dirigiu-se aos atletas presentes com palavras de incentivo, frisando que “quem está no desporto sabe o que é ganhar, o que é perder. Sabe o valor do trabalho em equipa, sabe o valor do jogo limpo e da honestidade, sabe que só se ganha com esforço, com persistência e com competência. E quem praticar esses valores no desporto será com certeza um muito melhor cidadão”.
Aproveitou a ocasião para parabenizar a FCT por estar a apostar na formação de crianças com 12 e 13 anos, que amanhã serão campeões de Cabo Verde e quem sabe a nível internacional.
O Ministro mostrou-se igualmente satisfeito com o facto de que as federações das várias modalidades desportivas cabo-verdianas estarem sediadas nas diferentes ilhas, o que demonstra que o setor está a ser descentralizado, fazendo com que todas as ilhas estejam a trilhar-se na rota do desporto. “Isso é muito importante para tornar o país mais coeso, mais equilibrado e todos possam praticar na igualdade as circunstancias”, enfatizou.
De realçar que, de acordo com informações da Federação Cabo-verdiana de Ténis, o Campeonato vem decorrendo desde o inicio do mês de julho como uma verdadeira festa de ténis nas diferentes ilhas do país. A final aberta neste domingo concluirá até o próximo dia 31 de julho na Cidade de Mindelo.
Com este campeonato, a FCT pretende marcar uma nova era da modalidade que tem uma longa tradição em Cabo Verde, particularmente na ilha de S. Vicente, num ano em que o Clube de Ténis do Mindelo comemora os seus 95 anos, sendo o clube mais antigo do País.