Notícias

Governo quer melhorar níveis de produção agrícola no Concelho de São Salvador do Mundo

O Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, frisou que o Governo quer melhorar os níveis de produção agrícola no Concelho de São Salvador do Mundo, por isso está a trabalhar para tirar todo o proveito da água da barragem de Faveta. A afirmação foi no âmbito da sessão solene de comemoração do 12º aniversário da criação do Município de S. Salvador do Mundo – 19 de julho.

No seu discurso, Fernando Elísio Freire salientou que S. Salvador do Mundo é uma das mais antigas freguesias de Cabo Verde, mas só tem 12 anos de idade como município e detém enormes potencialidades a nível da agricultura e do ecoturismo.

Neste sentido, “estamos a preparar um protocolo para a passagem de determinadas competências a nível da agricultura para a Câmara Municipal, para aproximar as politicas dos seus verdadeiros beneficiários e aumentar a eficácia do sector”, adiantou.

A melhoria das estradas de penetração para alargar e facilitar o sistema de escoamento de produtos agrícolas, principalmente a fruticultura é outro processo já iniciado pelo Governo para o benefício das famílias dos Picos e não só.

O chamado centro comercial “Inguli Lança” será transformado num centro de empreendedorismo e formação para servir toda a região de Santiago Norte, anunciou o Ministro que diz contar com uma atitude positiva para o desenvolvimento do Concelho de São Salvador do Mundo.

“É nosso compromisso criar condições para que as localidades piscatórias, agrícolas, pecuária e com especificidades especiais para o turismo, possam dispor de infraestruturas de apoio à produção, crédito, formação e acessibilidades e estradas de penetração de forma a poderem produzir, prestar serviços e aumentarem, deste modo, o rendimento médio das famílias” disse o Ministro.

Assim, o Governo pretende construir juntamente com os Municípios as soluções para o desenvolvimento, tendo já melhorado as condições de financiamento dos municípios, delegado mais competências e respetivos recursos, devolvido determinadas competências retiradas aos municípios pelo governo anterior, reforçado a capacitação técnica da ANMCV e está a propor uma forte parceria em matérias relacionadas com a requalificação urbana, a habitação, o ambiente, o saneamento e a água.

Além destas medidas, o governante elencou uma série de outras políticas para o desenvolvimento dos municípios, por isso “apelamos à participação dos Municípios no exercício de planeamento em curso (PEDS) de modo a que as respetivas preocupações tenham o devido enquadramento e tratamento”, enfatizou Fernando Elísio Freire.

O Governo pretende, igualmente, estabelecer com os municípios parcerias estratégicas de médio e longo prazo para o crescimento económico, o emprego e a inclusão social para além da sua efetiva integração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, concluiu.

De realçar que enquadrado nas festividades de comemoração dos 12 anos do Concelho de São Salvador do Mundo será realizado uma Feira de Agronegócio, um workshop sobre o desenvolvimento do município, e inaugurados um Centro de Multimédia e a estrada de Covão Grande.