A Ministra da Educação, Maritza Rosabal considera que Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento se traduz numa iniciativa muito grande, visto que leva as universidades nacionais do âmbito formativo para o âmbito da pesquisa, tendo em conta que programas como este “propiciam a criação de encontros de cientistas de países de língua oficial portuguesa que são públicos alvo deste programa possibilitando assim a criação de redes de pesquisa que são fundamentais para as descobertas cientificas”.
A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, fez esta consideração na passada sexta-feira, 14, na cerimónia de Enceramento da 4ºedição do programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento, (PGCD) que teve lugar na Universidade Jean Piaget. Um programa que considera muito importante, visto que atua nas áreas cientificas que vão servir muito o país, nomeadamente a Biologia do mar e da saúde, “que são áreas de extrema importância para o desenvolvimento do país” afirma.
O PGCD teve seu inicio em 2014 tendo como principais objetivos formar uma nova geração de cientistas africanos de expressão portuguesa, dando-lhes a oportunidade de estudar e praticar ciência avançada, melhorar a qualidade do ensino das ciências e da investigação científica nos PALOP, Usar a ciência e a tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento etc.
No final da cerimónia foram entregues diplomas aos formados e, também aos profissionais que frequentaram formação de formadores.