No âmbito da implementação do Projeto Educativo, que visa a introdução de novos programas e novas disciplinas e que se materializa, também, na mudança desejadas das práticas pedagógicas na sala de aula, nomeadamente aquelas que dizem respeito ao processo de avaliação das aprendizagens, o Ministério da Educação, através da Direção Nacional de Educação, realiza a ação de capacitação de Dinamizadores Pedagógicos, orientada pelos Prof. Doutores Domingos Fernandes e Isabel Fialho, de 13 a 15, na Praia, para os concelhos do sotavento e decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde a partir das 8H30.
Esta ação, é uma capacitação para os dinamizadores pedagógicos, ou seja, pessoas que serão responsáveis para acompanhar e monitorizar as práticas pedagógicas cada concelho, junto dos professores, assegurando que a qualidade na implementação dos novos programas e cadernos experimentais do ensino básico no próximo no letivo.
Também revela uma preparação para a mudança das práticas pedagógicas, trabalhando a avaliação das aprendizagens, numa perspetiva formativa. Estes professores capacitados serão responsáveis por multiplicar a formação nos seus concelhos, com os seus pares, instigando novas dinâmicas pedagógicas, primando pelas abordagens ativas, focadas nos alunos e nos seus processos de ensino e de aprendizagem, mais do que apenas na classificação, ou seja, na avaliação final.
Representa ainda, um dos primeiros momentos para a revisão do Sistema Nacional de Avaliação das Aprendizagens em vigor, preparando os professores para uma avaliação centrada no aluno, na autorregulação dos seus processos de ensino e de aprendizagem. Espera se, assim, preparar os professores e comunidade educativa para um novo ano letivo, onde as suas práticas estarão assentes m modelos ativos de aprendizagem e onde a avaliação deverá ser eminentemente formativa, primando assim para o sucesso escolar dos alunos.
Esta capacitação que também decorreu no concelho de Barlavento, garantirá que o ME tenha, em todos os concelhos, professores, devidamente capacitados, para acompanharem as práticas pedagógicas, no âmbito do desenvolvimento do novo projeto educativo em curso.