O Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral da Inclusão Social, em parceria com Ministério da Saúde e Segurança Social e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, inaugurou na tarde desta quarta feira, na cidade da Praia, o Gabinete de Atendimento das Evacuações Externas, no âmbito do Programa de Garantia de acesso à Saúde, e da restruturação dos serviços de atendimento e acompanhamento de doentes evacuados para o exterior.
Com duas delegações, uma na Praia e outra em São Vicente, o Gabinete de Atendimento das Evacuações Externastem como propósito melhorar a gestão institucional, as condições de atendimento e o acolhimento dos doentes evacuados para Portugal, garantindo lhes melhores condições no acesso e maior proximidade com as estruturas de saúde.
Conforme a Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, “esta é mais uma maneira de garantimos o serviço de saúde em condições. Aqui vão ser atendidos não só os doentes provenientes do regime contributivo da segurança social, mas todos os doentes evacuados para Portugal, permitindo uma comunicação fluida entre os serviços e garantir uma melhor interligação”.
O Ministério da Família e Inclusão Social e a embaixada de Cabo Verde em Portugal assinaram o protocolo “Reforço da Segurança Alimentar dos doentes evacuados residentes nas pensões de acolhimento”, que permite garantir uma refeição adequada às necessidades dos doentes em Portugal, que estão sem enquadramento familiar, pois é prioridade deste ministério o acesso a saúde em todas as vertentes.