Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente participa na 40ª Conferência da FAO

Iniciou ontem, 3 de julho, em Roma (Itália) a 40ª Sessão da Conferência a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) relativo à situação da alimentação e agricultura. Cabo Verde, que está representado neste evento pelo Ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, foi o quinto país a intervir, numa lista de 38 países.

No seu discurso Gilberto Silva fez o retrato das vulnerabilidades do país em termos de disponibilidade de água, dos recursos naturais, o ecossistema e abordou as questões das mudanças climáticas que tem desafiado o país a aumentar a sua capacidade de resiliência, ao mesmo tempo, que tem de assegurar o seu desenvolvimento económico e social.

Gilberto Silva frisou ainda que, não obstante os desafios que se impõe ao país, Cabo Verde tem registado ganhos significativos e reconhecidos tanto a nível nacional e pelos parceiros internacionais. Lembrou que o caminho a percorrer ainda é longo, estando o país ciente de que é preciso reforçar a cooperação e a promoção de mais investimentos nos setores produtivos, nomeadamente a nível das parcerias público-privadas e conta com uma atenção especial da Cooperação Internacional, com a manutenção do engajamento da FAO e de outros parceiros multilaterais e bilaterais de cooperação.

Nesta conferência, que decorre até 8 de julho, serão debatidas questões consideradas urgentes, nomeadamente o Objetivo Global de Fome Zero, Escassez de água, Segurança Alimentar, Clima e a Fome em países afetados por conflito, assim como o plano de ação sobre a Segurança Alimentar e Nutrição em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e o desenvolvimento rural na mitigação das pressões que impulsionam a migração.

Paralelo à conferencia, a delegação cabo-verdiana participa ainda em eventos sobre a biodiversidade, o programa de ação mundial para a segurança alimentar e nutricional nos pequenos estados insulares em desenvolvimento – apoio à implementação das orientações de Samoa. Manteve encontros com o Diretor Geral da FAO e a equipa técnica da FAO concernente às barragens, na sequência de uma missão realizada recentemente a Cabo Verde.

De referir que no dia 02 de julho, o Ministro da Agricultura e Ambiente participou na conferência “Fazer Agricultura Sustentável para Jovens na África”, realizada entre os ministros da agricultura da União Africana e União Europeia. Esta conferência, organizada em formato plenária e em painéis de discussão, debruçou sobre temáticas atuais como, o Investimento responsável pelo setor privado e acesso aos mercados, pesquisa, inovação e o papel da digitalização na agricultura, uso e gestão de água na agricultura e o clima inteligente, Agricultura, perdas e desperdícios de alimentos.