O Conselho Nacional do Desporto (CND) encontra-se reunido, neste momento, a discutir questões estruturantes para a continuação do desenvolvimento e consolidação das reformas do setor a nível de legislaçao. De acordo com o Ministro da Desporto, Fernando Elísio Freire, que preside a reunião, o Governo acredita que no proximo ano estará em condições para avançar com as soluções a nível de financiamento e a posterior materialização dos projetos.
Com a aprovação, recente, do projeto de Lei de Bases das políticas de desenvolvimento da Atividade Física e Desporto Nacional pelo Parlamento e com a realização deste Conselho e os seus resultados, Fernando Elísio Freire acredita que o setor desportivo vai estar reestruturado e preparado para um Cabo Verde que se quer moderno e que dê a devida importância ao desporto. “Um desporto que contribua para a economia do país, gerando riquezas e afirmando o nome de Cabo Verde no mundo”, realçou.
Durante a reunião que prossegue até o fim da tarde de hoje, será discutida a situação das federações desportivas mediante planificação por Ciclo Olimpico, apresentados os anteprojetos de lei sobre regimes jurídicos do associativismo desportivo e das federaçoes desportivas, de Lei do Seguro Desportivo, e de Lei sobre Antidopagem.
Relativamente ao anteprojeto de Lei do Seguro Desportivo, o titular da pasta do Desporto salientou que é uma grande bandeira dos desportistas e do Governo. De entre as medidas a serem introduzidas com este diploma destaca-se a obrigatoriedade de exames médicos de rotina para atletas em competição como forma de se precaver momentos de mal-estar ou até mortes em campo, como o caso recente que aconteceu com um jogador na ilha de Santiago.
Aliás, no momento de abertura desta reunião foi dedicado um minuto de silêncio em homenagem ao jogador – Wilson Sanches (Tinho) do Concelho de Tarrafal de Santiago -, que morreu em campo, vítima de ataque cardíaco, há poucos dias, num torneio interzonas.
Ainda no âmbito deste Conselho Nacional do Desporto foi apresentado os três técnicos especialistas cubanos que se encontram em Cabo Verde para apoiar na implementaçao do Centro de Alto Rendimento e do Programa Nacional de Atividade Física “Mexi-Mexê”. Dos técnicos cubanos, um é metodólogo com especialidade em Atletismo, outro é especialista em Taekwondo e o terceiro é especialista em Atividade Física e Saúde.