Notícias

Missão do Banco Mundial em Cabo Verde com o Fundo de Garantia Parcial às Pequenas e Médias Empresas na agenda

Uma missão do Banco Mundial (BM) está a partir de hoje, 26 de junho, até a próxima sexta-feira, 30, em Cabo Verde. Na agenda tem, entre outros, a preparação do projeto de acesso ao financiamento às Pequenas e Medias Empresas (PME´S).

O grupo, liderado pelo economista Julián Casal, foi esta manhã recebido pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, para quem, esta missão é mais um importante passo rumo ao destino que este Governo tem traçado para o setor privado cabo-verdiano.

“Precisamos de um setor privado robusto e com capacidade para compensar o Estado em matéria de investimentos”, enfatiza o Ministro das Finanças, ao realçar que o país precisa, não obstante, estudar muito bem os instrumentos a criar. Para que, reforçou, “aquando da sua implementação, sirvam o país como soluções estratégicas, e não como novos problemas”.

Olavo Correia referiu ainda que o Sistema de Garantia Parcial, a assistência técnica às Pequenas e Médias Empresas (PME´s), o combate à informalidade, entre outros, são um conjunto de aspetos que o Governo tem na agenda pública “para que se perceba o quão vantajoso é ser-se organizado e trabalhar à sombra da formalidade”.

“Não estamos a trabalhar a questão empresarial simplesmente no tocante ao financiamento. Estamos a preparar o mercado, também dos lados da procura, a qualidade da gestão, o sistema de informação aos bancos, o cumprimento das obrigações”, defendeu o Ministro das Finanças, ao garantir que o setor privado terá sempre o suporte atento e oportuno deste executivo.

A missão do BM terá ainda encontros de trabalho com os vários intervenientes neste domínio, como o Banco de Cabo Verde (BCV), os Bancos Comerciais, as Câmaras do Turismo e Comércio e ADEI.