Notícias

Primeiro-Ministro celebra festividades de São João, no Porto Novo

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, juntou-se à população na peregrinação Ribeira das Patas – Cidade do Porto Novo, num percurso de 22 quilómetros, entre milhares de peregrinos de todos os cantos do país e da diáspora, assim como vários turistas, ao ritmo do tambor e do “Kolá sonjon”.

Já no sábado, 24 de junho, dia de São João Baptista, o Primeiro-ministro assistiu à missa solene, seguida de procissão.

Para Ulisses Correia e Silva esta celebração, onde participou pela primeira vez, “foi uma festa muito bonita e participada, emblemática da tradição muito forte do Porto Novo, em particular, e de toda a ilha de Santo Antão, cuja celebração reúne pessoas de várias ilhas do país e da Diáspora”.

Naquele que é um dos grandes momentos da ilha, Ulisses Correia e Silva, mostrou-se impressionado com o grande convívio que se cria à volta da festa de São João, “juntando crianças, jovens e idosos, e movendo uma parte significativa da economia da ilha”, pois, segundo o próprio, “os hotéis, as pousadas e as pequenas pensões estão com taxas de ocupação de 100%, o que é um bom sinal para a economia desta ilha”, reforçou o primeiro-ministro.

Por todas as suas características e grandiosidade, associada à dinamização económica da ilha, o Primeiro-ministro considera que a celebração de São João Batista apresenta todas as condições para a sua elevação a património imaterial nacional.

No âmbito destas festividades, o Primeiro-ministro marcou presença no desfile dos grupos de São João, prestigiou o espetáculo musical dos Kassav, no antigo estádio Amílcar Cabral e, ainda, assistiu à corrida de cavalos (fase final), onde entregou o prémio ao melhor classificado.