O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, presidiu a cerimónia de empossamento dos membros da Organização Nacional Antidopagem – Cabo Verde (ONAD-CV, IP), que “virá credibilizar o Desporto Nacional, prevenir e proteger os nossos Agentes do Desporto”.
O Governo defende uma política desportiva que prioriza os valores da ética e da integridade, do jogo limpo e da lealdade, como base de toda a estruturação desportiva, disse Fernando Elísio Freire, para quem “a prática desportiva é, hoje, também um indicador de desenvolvimento sustentável, um fator de qualidade de vida e uma condição essencial para a formação integral da pessoa humana”.
Recorde-se que Cabo Verde é membro ativo da Agência Mundial Anti-dopagem (AMA) e da Organização Regional Antidopagem (ORAD) das Zonas II e III de África e, recentemente ratificou a Convenção Internacional da UNESCO de Luta Contra o Doping.
Assim, o Governo, com a recente aprovação do Decreto-Lei n.º 8/2017 de 21 de fevereiro, criou a ONAD-CV, IP cujo objetivo é sensibilizar, proteger, dissuadir, detetar e fazer cumprir, o que está instituído mundialmente na luta contra o uso de Substâncias e Métodos Doping no Desporto em Cabo Verde.
“O desporto é um fenómeno social muito concorrido, sobretudo por jovens, mas a vontade de ganhar não pode ser a qualquer custo”, enfatizou o titular da pasta do desporto, acrescentando que “é preciso ter-se bem presente que o jogo limpo é que conta e compete ao Estado zelar neste sentido, para que todas as estruturas desportivas estejam no cumprimento da legalidade e usem apenas substancias permitidas por lei”.
Por outro lado, Fernando Elísio Freire frisou que isso é uma demonstração clara de que Cabo Verde se está a preparar para a organização de grandes eventos desportivos internacionais, “por isso estamos a criar condições internas para fazer análises laboratoriais sobre doping e promover a todo o custo, doa a quem doer, o jogo limpo”.
Mais, o governante ressaltou igualmente que no quadro da Economia do Desporto, só podemos ter um país com um turismo desportivo competitivo, se as nossas instituições forem credíveis e cumprir todas as regras a nível internacional.
De realçar que a Comissão Instaladora da ONAD-CV, IP é composta pelo seu Presidente, Emanuel Passos, pela Vogal não-executiva, Elizangela da Silva, e por inerência de funções a Diretora Geral do Planeamento e Gestão, Alice Lacerda.
No seu discurso, o Ministro realçou que o Governo deposita total confiança nos membros ora empossados, na determinação de fazer valer os deveres e as obrigações visando não só Lutar Contra o Doping no Desporto, mas também ter outras valências.
Defender a verdade, o rigor e a licitude desportiva, garantir um Desporto Nacional credível e limpo à vista das organizações e das Comunidades que o nosso País faz parte, obter a total colaboração e engajamento por parte de atletas, treinadores, médicos e dirigentes desportivos, em cada forma instituída de lutar contra Doping Desportivo (DD), entre outras, foram as valências elencadas por Elísio Freire.