Dentro de três anos, Cabo Verde terá um Campus Universitário moderno, uma infraestrutura que a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, considera um novo momento para o Sistema Educativo Cabo-verdiano, na medida em que irá permitir que o ensino superior publico fique dotado de instalações que lhe permita desenvolver todas as suas atividades e nas melhores condições. Para a governante, “temos todas as condições infraestruturais criadas para desenvolver um ensino superior de qualidade em Cabo Verde”.
Maritza Rosabal que falava nesta terça-feira, 20 de junho, na cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção do Campus Universitário da Uni-CV, afirmou que o facto daquela infraestrutura contar com espaços de acolhimento de alunos vindos de outras áreas, de outras ilhas e do interior, “é muito importante, uma vez que é mais um passo no caminho de igualar o acesso para todos e todas independentemente da zona de residência”.
De acordo com a Ministra da Educação, o processo para a materialização dessa obra, “tem sido um trabalho de Djunta mon” pois sublinha, “num ano fez-se tudo aquilo que era necessário para que hoje nós estivéssemos aqui. Neste sentido eu agradeço os vários intervenientes”.
É um momento simbólico, diz ainda a Ministra, “porque precisamente nesta altura, há muitos anos, estava aqui a proceder o lançamento da semente daquilo que seria o Ensino Superior e a criação dos cursos de formação dos professores do Ensino Secundário, que tantos docentes formou e que tantas pessoas tem ajudado a formar e é precisamente neste marco que estamos lançando este projeto.”
Maritza Rosabal agradeceu a todos os presentes, sobretudo aqueles que se empenharam na materialização deste processo e desejou que o futuro empreendimento decorra no tempo previsto “para pudermos estar, daqui a três anos, a participar na inauguração destas instalações”.