“Cabo Verde tem todas as condições para realizar Wine Run na ilha do Fogo, onde tem produtos como o vinho, o café, o queijo, as montanhas e o vulcão”, disse o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que participou no último fim-de-semana na Wine Run Lanzarote nas ilhas Canárias, tendo vivenciado a experiência canarina e considerado a prova como muito importante para o turismo. O Wine Run contou com a participação de Emicela Team Cabo Verde que sagrou-se o principal vencedor do evento.
De acordo com Fernando Elísio Freire, a medida que deverá ser implementada nos próximos anos, insere-se no quadro da mudança de paradigma que o Governo tem para o desporto, ou seja, de ver este setor como um fator que poderá gerar riquezas para Cabo Verde e de grande importância para a diversificação do produto turístico cabo-verdiano.
O Governo está a trabalhar no sentido de o país poder oferecer aos turistas grandes eventos desportivos enquanto alternativa aos produtos que se podem encontrar em Cabo Verde (ex: sol e praia).
Para o governante, em declarações à imprensa, a visita foi muito proveitosa e Cabo Verde já iniciou o processo de construir a possibilidade de realizar o Wine Run no país. Esta possibilidade veio na sequência de um encontro que teve com a Conselheira de Turismo, Cultura e Desporto do Governo de Canárias que deverá vir a Cabo Verde no próximo mês de outubro para que possam formalizar o assunto, cujo objetivo é contribuir para um turismo sustentável, diversificado e que nos permita ter mais valias evidentes.
Recorde-se que o Ministro do Desporto se deslocou às ilhas Canárias, a convite do Presidente de Cabildo de Lanzarote para participar nas celebrações da IX edição da Wine Run Lanzarote, com o objetivo de dar o “cunho de liderança e demonstrar a vontade política de Cabo Verde em integrar o desporto dentro do setor turístico”.
Fernando Elísio Freire exemplificou algumas modalidades desportivas que podem contribuir para o turismo diversificado que o Governo pretende atingir, como: o Sal Beach Soccer, os jogos africanos de Praia e, futuramente, as corridas de montanha, associando-as aos produtos turísticos característicos como o vinho, o café, o queijo, etc., que afirmam o nome de Cabo Verde e projetam-no cada vez mais.
De realçar que o Wine Run (Corrida do Vinho) é uma marca nascida em Lanzarote (Canárias) em 2009, com o objetivo de apoiar e divulgar a zona protegida de vinícola vulcânica única no Mundo – La Geria – centrada particularmente na produção de variedades brancas.
Atendendo ao interesse cultural, paisagístico, patrimonial e tradicional, o evento combina a prática do desporto com a difusão de produtos gastronómicos locais, tratando-se de uma prova específica, pois o percurso é realizado à volta dos campos de viticultura de Lanzarote.
À margem da sua participação na IX edição do Wine Run, o Ministro do Desporto visitou alguns centros desportivos de Lanzarote, como La Santa Sport, Puerto Calero, Marina Rubicón, entre outros.