O Ministério da Justiça e Trabalho realiza, terça-feira, 20 de junho, pelas 9 horas, no Hotel Praia-mar, Praia, uma “Conferência Nacional sobre a Necessidade e Importância da Criação do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses – INMLCF em Cabo Verde” cuja a abertura será presidida pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.
O Ministério da Justiça e Trabalho concretizou, na sua orgânica aprovada, através do decreto lei nº 47/2016 de 27 de setembro, a criação Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses – INMLCF em Cabo Verde com o objetivo de assegurar a prestação de serviços periciais e forenses, bem como a promoção da formação e da investigação nesse domínio.
É nesta linha que se realiza esta conferência com o objetivo de sensibilizar os decisores, os profissionais do sistema judiciário e a sociedade civil sobre a importância e o papel na medicina legal e ciências forenses, que passará a contar com uma instituição eficiente de recolha e de produção de provas periciais e de elaboração de pareceres técnicos científicos.
O evento visa ainda envolver as instituições do estado e outras organizações públicas e privadas nacionais e internacionais nas discussões sobre os mecanismos para a implementação do IMLCF-CV.
No encontro participam Médicos e Médicos legistas, Técnicos de Laboratórios, Magistrados Judicial e do Ministério Publico, Polícia de Investigação Criminal, Psicólogos e Assistentes Sociais Forenses, Professores Universitários e Técnicos do ICCA.
O Evento é realizado em parceria com a UNICEF, com o encerramento a ser proferido pelo Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.