A Declaração de Parceira foi assinada na tarde desta sexta-feira, 9 de junho, numa cerimónia presidida pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, que frisou no seu discurso, que esta renovação “demonstra o engajamento do Governo de Cabo Verde, da Holanda e da UNODC, que envolve a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Nacional e a Policia Judiciária no combate a criminalidade organizada Transnacional.
O primeiro acordo foi assinado em 2012, tendo sido implementado ao longo de três anos permitindo, segundo a Ministra da Justiça e Trabalho, “a resolução de alguns casos de crime complexos e possibilitou uma melhor coordenação entre os intervenientes promovendo uma melhor preservação e recolha de indícios”.
Ressalvou, ainda, que o programa de formação levada a cabo no quadro desta parceira “resultou numa melhor cooperação institucional e operacional envolvendo o Ministério Público a PJ e a PN, principalmente no que concerne à temática transversal de gestão da cena do crime e recolha de indícios.
Assim sendo a renovação desta parceria tripartida vai permitir arrancar com ”o novo ciclo de formação das polícias nacionais e da Procuradoria-Geral da República, desta vez para a dactiloscopia e investigação balística, destacou a Ministra da Justiça e Trabalho que reforçou ainda o engajamento dos intervenientes “para que a capacitação resulte em maior eficácia no combate e repressão a criminalidade organizada”.
A formação inicia esta segunda-feira, 12 de junho, onde participam 10 elementos da Polícia Nacional, Polícia Judiciária e do Ministério publico.