O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, apelou nesta sexta-feira, 09 de junho, aos dirigentes da Administração Pública (APUB) cabo-verdiana a se envolverem, participarem e contribuírem para o sucesso do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local que será organizado e realizado por Cabo Verde de 17 a 20 de outubro de 2017, na cidade da Praia.
O apelo foi feito num encontro de alto nível com dirigentes da Administração Pública realizado pela Comissão Organizadora do referido evento que terá lugar em outubro, com o fito de mobilizar todos os intervenientes territoriais e nacionais, nomeadamente os organismos públicos, central e local, o setor privado e as organizações da sociedade civil que podem contribuir para o sucesso do Fórum, bem como beneficiar do mesmo.
Para o Ministro Fernando Elísio Freire “qualquer estratégia de desenvolvimento em Cabo Verde deve ter no centro da sua prioridade o desenvolvimento local”, por isso defende que “a construção de um Cabo Verde desenvolvido, inclusivo, democrático exige uma participação verdadeira, autêntica e comprometida de todos”.
Neste sentido, o governante acredita que a realização deste Fórum em Cabo Verde, pela primeira vez em África e num pequeno Estado Insular em Desenvolvimento é fundamental para a contínua construção do caminho de um desenvolvimento sustentável.
“A territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estará no centro das nossas atenções no que se refere aos programas de ação, construção de indicadores, cooperação, financiamento e avaliação dos resultados e dos impactos”, afirmou o Ministro.
Isto quer dizer que os objetivos da redução da pobreza, do acesso à saúde e à educação de qualidade, do acesso à água, ao saneamento e à energia, do trabalho digno e do crescimento económico e da redução das desigualdades, de entre outros, serão definidos e atingidos a nível nacional e a nível de cada região e de cada localidade.
Fernando Elísio Freire acredita que este é um evento de grande nível e dimensão, por isso será uma grande oportunidade de cabo verde se afirmar e aproveitar com inteligência para colocar as suas capacidades locais ao serviço do desenvolvimento global.
Assim, do apelo feito aos dirigentes da APUB, acrescentou que será importante não só participarem, como designar delegações de Santo Antão à Brava, para participarem ativamente em todas as dimensões do evento, seja nas conferências, nas exposições e nos encontros Business to Business, com o propósito de dar visibilidade às instituições e especialistas cabo-verdianos, bem como divulgar as nossas boas práticas.
De realçar que Cabo Verde foi escolhido como país anfitrião e organizador do 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, para o qual são esperados cerca de 2000 (dois mil) participantes, desde altas entidades a estudantes, nacionais e estrangeiros.
O Fórum faz parte de um processo contínuo que visa facilitar o diálogo e promover intercâmbios sobre o Desenvolvimento Económico Local (DEL), bem como encorajar a cooperação concreta e promover ações conjuntas visando a promoção da Agenda 2030.