O Grupo de Parceiros Locais da Educação (GPLE,) reúne-se, nesta sexta-feira, 09 de junho, para, entre outros vários propósitos, apresentar a versão final do Plano Estratégico da Educação (2017-2021). O evento é presidido pela Ministra da Educação, Maritza Rosabal, e pela Representante Residente do Escritório Comum das Nações Unidades em Cabo Verde, Ulrika Richardson.
Entre outros pontos a serem analisados e debatidos estão a apresentação dos Planos de ação por Programa e matriz, o endossamento do Plano Estratégico da Educação, a definição da Agência de coordenação e da Entidade Gestora e a aprovação e endossamento do Plano Estratégico da Educação.
Este encontro surge num momento em que, estando na fase final de preparação do dossier de candidatura do Ministério da Educação ao fundo da Global Partnership For Education (GPE), será realizado mais reunião de consulta aos Parceiros Locais da Educação, cumprindo os critérios de socialização, participação e engajamento dos mesmos.
Em julho de 2014, Cabo Verde manifestou o interesse em aderir à Parceria Mundial da Educação, com o envio de uma declaração de intenção endereçada à Directora Geral do Secretariado do GPE. Cabo Verde tornou-se assim, elegível e passível de beneficiar de apoios técnicos e financeiros para implementar ações com vista a promover uma educação inclusiva e de qualidade.
Uma das condições exigidas pelo GPE para aceder ao apoio financeiro para a implementação das atividades, é a criação de um fórum de concertação e articulação dos principais atores do sistema educativo.
Assim, no mesmo período, o Ministério da Educação, procedeu à criação e formalização do Grupo de Parceiros Locais da Educação (GPLE) cujo principal objetivo é promover o diálogo, a coordenação e a facilitação da implicação da sociedade civil nas políticas e programas do sector da educação.
Igualmente, para cumprir um outro pré-requisito, o ME deu inicio ao processo de elaboração do Plano Estratégico da Educação em fevereiro de 2017. Percorrido todas as fases de elaboração e socialização do Plano, incluindo a realização de uma avaliação externa, o documento já concluído, encontrando-se pronto para ser submetido GPE.
A Parceria Mundial para a Educação (Global Partnership For Education – GPE) é uma parceria multilateral que visa alcançar a educação de qualidade para todas as crianças.
Fundada em 2002, a GPE é constituída por cerca de 60 países em desenvolvimento, governos doadores, organizações internacionais, sector privado, professores, grupos da sociedade civil e organizações não governamentais. Tem como papel facilitar o acesso dos países em desenvolvimento à assistência técnica e financeira para que os governos possam desenvolver programas educativos de qualidade e adotar estratégias mais adequadas e eficazes para que todas as crianças estejam na escola e tenham uma educação de qualidade.