A cumprir o último dos três dias de visita oficial a Cabo Verde, o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração da Costa do Marfim, Pascal Abinan enfatizou que se está a trabalhar o cenário de uma eventual cooperação com Cabo Verde em matéria de governação eletrónica (i-Gov). E reforçou, “foi para isto que viemos a Cabo Verde”.
Pascal Abinan defendeu, inclusive que, nesta matéria Cabo Verde está a ter uma “performance fenomenal, para um país africano”. Ao regressar ao seu país, disse o Governante costa-marfinense, será elaborado um relatório técnico constando as decisões que poderão ser a, partir daí, tomadas.
“Posso vos assegurar que estamos satisfeitos com aquilo que vimos e que nos foi explicado nas diferentes instituições visitadas, especialmente, ao funcionamento do NOSI”, reagiu assim, o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração da Costa do Marfinense, à saída de uma visita ao NOSI que aconteceu nesta manhã.
Em jeito de pré-balanço da sua visita ao nosso país, este governante realçou ainda que a sua comitiva foi “muito bem acolhida” em Cabo Verde, enaltecendo as receções ao mais alto nível, nomeadamente pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, o seu homólogo e de quem partiu o convite para esta deslocação ao nosso Arquipélago.
Foi ainda recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e visitou vários serviços do Estado, como a Casa do Cidadão, Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) e a Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE).
Pascal Abinan garante que a sua comitiva partirá amanhã de Cabo Verde “totalmente satisfeito e bem impressionado” com o que viu.
A comitiva cumpre esta tarde a última visita na agenda, coma deslocação à Cidade Velha.