Notícias

Abraão Vicente lança “A Feiticeira de Fonte Lima”

O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, irá, a 13 de junho, na Biblioteca Nacional, proceder ao lançamento do seu primeiro livro infanto-juvenil “A Feiticeira de Fonte Lima”, numa apresentação que fica a cargo da investigadora e Curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Fátima Fernandes e Gil Moreira.

Abraão Vicente lança A Feiticeira de Fonte Lima

“A Feiticeira de Fonte Lima” conta com a ilustração de Pedro Brito e a chancela de Plátano Editora e, durante o lançamento do livro, com a presença as crianças, convidados especiais por estarmos no mês da criança.

Eis a sinopse de“A Feiticeira de Fonte Lima”:

 

“Quando a chuva resolve finalmente cair do céu, a menina de Fonte Lima corre feliz pela aldeia. Entre pulos e risos, encontram a casa da Feiticeira, de quem os pais contam histórias de assustar. Mas hoje é dia de vencer os medos e descobrir que os limites também são para ultrapassar.

Junta-te à Maria, ao Bruno, ao Baluka, à Ivone, à Analina e ao Chico na descoberta do lugar de Nha Bichencha, a Feiticeira que tem muito para lhes ensinar.”

Abraão Vicente nasceu na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Encontrou, no pai e no avô, estudiosos da língua crioula e da cultura da ilha, o gosto pela literatura e pelas artes. Com 18 anos, seguiu para Lisboa onde se formou em Sociologia, pela Universidade Nova de Lisboa. Pintor e fotógrafo autodidata, tem exposições em vários países e presença em coleções privadas de renome.

Foi um dos programadores e artistas do espaço de experimentação Miscelânea, em Barcelona. Trabalhou no jornal A Nação e é cronista e ativista social. Na televisão, criou e apresentou “Casa da Cultura”, “180 graus”, “Intimidades” e Nha Terra Nha Cretcheu, para a RTC e RTP.

É autor do romance “O Trampolim” (2010) e dos livros de poesia “E de repente a noite” (2012) e 1980 “Labirintos” (2013), participou ainda na coletânea de contos “Dez Contos para ler Sentado” (2012). Para além de artista plástico, cronista, escritor, Abraão Vicente assume o cargo e Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, e tutela ainda a pasta de Comunicação Social desde 2016.