O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abrão Vicente, e o seu homólogo da República de Cuba, Abel E. Prieto, assinaram, nesta terça-feira, 06 de junho, em Havana, Cuba, um Protocolo de Cooperação Bilateral, visando, entre outros, elaborar e implementar diversos acordos nas mais diversas áreas de âmbito Cultural e das indústrias Criativas.
Esta é pelo menos a grande novidade do segundo dia de visita oficial do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas a Cuba que, recorde-se, chefia uma delegação cabo-verdiana que se deslocou no dia 3 de junho, a maior das Antilhas, para a assinatura de Protocolo de Cooperação Bilateral e intercambio cultural entre os dois países.
Uma outra novidade relacionada com a visita do titular da pasta da cultura a Havana, prende-se com o manifesto interesse da União de Artistas e Escritores de Cuba (UNEAC), em colaborar com a Cesária Évora Academia de Artes, a nível do ensino das artes e intercâmbios culturais a vários níveis.
Abrão Vicente reuniu-se nesta ocasião com o Presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), Miguel Barnet, este que manifestou interesse na assinatura de uma carta de intenções para cooperação nomeadamente com a Cesária Évora Academia de Artes e para o ensino de artes e intercâmbios culturais a vários níveis.
Nesta quarta-feira, Abraão Vicente tem agendado um encontro de trrabalho com o Diretor das Industrias Culturais, Carlos de la Llera, e ainda uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes de Cuba.