O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, anunciou que o município de Ribeira Grande de Santiago vai ter o seu campo relvado no próximo ano, pois a intenção do Governo é igualar as oportunidades entre todos os municípios do País. O anuncio foi feito no âmbito da visita que o titular da pasta do Desporto efetuou nesta terça-feira, 06 de junho, àquele município.
“Ribeira Grande de Santiago, sendo um vizinho da Cidade da Praia, não dispõe ainda de um campo relvado”, exclamou o Ministro, acrescentando que desta feita, “a prioridade neste momento em articulação com a autarquia local é o arrelvamento de um campo de futebol, tendo em conta as necessidades do Município de Ribeira Grande de Santiago”.
Esta medida insere-se no Programa do Governo no que tange à promoção do desporto para todos e da igualdade de oportunidades a todos os municípios, de acordo com Fernando Elísio Freire. Cabe agora ao município identificar a localidade e o terreno para o arrelvamento que futuramente será o estádio municipal, conforme adiantou.
A visita do Ministro do Desporto àquele município teve por objetivo inteirar-se do processo de desenvolvimento do desporto local e das infraestruturas desportivas de Ribeira Grande de Santiago, tendo constatado o governante que a maioria das referidas infraestruturas estão “relativamente degradadas e, ainda, existem várias localidades sem uma placa desportiva”.
Outra medida a ser dotada neste município, à semelhança de outros municípios do País, é o iniciar do processo de formação de monitores para a implementação do Programa Nacional de Atividade Física que visa dar uso e conteúdo à rede de placas desportivas existentes no concelho.
Neste sentido, Fernando Elísio Freire apelou à Camara Municipal de Ribeira Grande de Santiago a levar o desporto às localidades que ainda não dispõem de placas desportivas.
Por sua vez, o Presidente da Câmara local, Manuel de Pina, anunciou aos órgãos de Comunicaçao Social a construção do polidesportivo da Cidade Velha e de duas placas desportivas, ainda este ano, para as localidades de Santana e Pico Leão.
À margem desta iniciativa, o Governo compromete-se, em articulação com a Câmara Municipal, trabalhar na promoção do destino Cidade Velha como Património da Humanidade, com a realização de eventos desportivos que possam atrair turistas, dando o exemplo da prova de atletismo “Corrida ao Berço” que poderá ser melhorada e vendida a nível internacional, bem como o desporto náutico.