Notícias

DGD apoia atletas paralímpicos em preparação para campeonato do Mundo em Londres

O Ministério do Desporto, através da Direção Geral dos Desportos (DGD), assinou, recentemente, um contrato-programa com o Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), no âmbito do Programa Bolsa Atleta, com o objetivo de apoiar os atletas paralímpicos, Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, que estão em fase de preparação para a sua participação no campeonato do mundo International Paralympic Committee (IPC), a realizar-se proximamente em Londres, Inglaterra.

O valor do referido contrato ora assinado é de um milhão e quarenta e dois mil escudos (1.042.000$00) e servirá aos dois atletas para usufruírem de mais e melhores condições com as despesas de participação no IPC.

Importa salientar que o IPC é um órgão global do Movimento Paralímpico, cujo objetivo é organizar os Jogos Paraolímpicos de verão e inverno e atuar como Federação Internacional para o desporto, no sentido de supervisionar e coordenar campeonatos mundiais e outras competições.

De realçar que o Ministério do Desporto, através da Direção Geral dos Desportos, iniciou na última semana o processo de transferência das verbas referentes aos 30% do valor total dos contratos-programa com as federações desportivas e o COPAC, cumprindo assim as respetivas rubricas de apoio aos orçamentos das federações, referente à época desportiva para 2016/2017.

O objetivo é avançar com a transferência da primeira tranche de 30%, relativos ao valor total dos contratos-programa com as federações, à medida que se fecharem as negociações, devendo os restantes 70% serem depositados nas contas das federações, como é norma nessas transações.

As federações já beneficiadas com as referidas transferências por parte do Governo terão, assim, melhores condições de fazer face aos seus compromissos e às despesas da preparação e participação nos campeonatos mundiais a decorrer e que se vão realizar nos próximos tempos.