Notícias

Costa do Marfim quer absorver experiência de Cabo Verde em governação eletrónica

“Estamos aqui para ver a experiência cabo-verdiana em matéria de governação eletrónica, porque queremos aprender”, garantiu o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração costa-marfinense, Pascal Abinan, na sequência do encontro de trabalho que manteve, ontem, com o seu homólogo cabo-verdiano, o Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Durante o encontro, esteve em análise, entre outros, a cooperação Sul-Sul, com foco na possibilidade de partilha da experiência cabo-verdiana em matérias como o modelo de Serviço Público Integrado. Neste caso, destaque para a Casa do Cidadão, uma entidade de atendimento ao público que vem demonstrando dinâmicas interessantes e que já é uma experiência passiva de olhares externos, como ficou evidenciado pelo interesse do Governante da Costa do Marfim, depois da visita que também efetuou às instalações da Casa Cidadão. “É uma performance fenomenal para um país africano”, regozijou-se o responsável da Função Pública da Costa do Marfim, ao considerar “útil” conhecer a realidade cabo-verdiana neste domínio.

Pascal Abinan também esteve na Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) onde foi-lhe dado a conhecer as estratégias e os programas em marchar com vista à reforma da máquina pública, bem como os ganhos alcançados.

Hoje, segundo desta visita oficial de três dias a Cabo Verde, Pascal Abinan efetuará uma visita de cortesia ao Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro Olavo Correia.

No período da tarde, o Governante costa marfinense será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Já no terceiro e último dia, o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração costa-marfinense, será recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos. A meio da manhã visitará o Núcleo Operacional Sociedade de Informações (NOSI), um ponto importante desta deslocação dado que há já um manifesto interesse deste país da Costa Ocidental Africana em cooperar com Cabo Verde em matéria da governação eletrónica.

De frisar que Pascal Abinan está em Cabo Verde a convite do Ministro das Finanças, Olavo Correia.