Notícias

SATA inaugura ligações aéreas com Cabo Verde

A companhia aérea Azores Airlines, do grupo açoriano SATA, inaugurou na manhã do último sábado a sua nova rota, ligando Cabo Verde a Açores, através da linha Ponta Delgada/cidade da Praia, com extensão a Boston (cujas ligações serão realizadas duas vezes por semana – Boston/Praia), nos Estados Unidos da América.

O Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Coreia, na receção ao voo inaugural, considerou que esta nova rota vem melhorar a oferta para Cabo Verde. “Agora vai ser mais fácil ligar Cabo Verde aos Estados Unidos da América, através deste voo. É muito importante para o país, o aumento da escala, termos ligações com a nossa diáspora e com o mundo”, sublinhou.

O Governo parabeniza a SATA por este voo e todo o suporte para que “o mesmo tenha sucesso, cresça e continue a crescer, cada vez mais”, disse o Ministro Olavo Correia, realçando que há, da parte de Cabo Verde “todo interesse em aprimorar e aprofundar a parceria com a SATA. Iremos concertar com o Grupo Açoriano para que possamos otimizar os voos, os horários e termos aqui uma oferta competitiva”.

Quanto ao futuro, avançou Olavo Correia, o Governo está a abordar várias opções com o Grupo e, “registamos também da SATA interesse para abordamos o assunto da TACV”. Referiu o Ministro, sem entrar em pormenores dizendo que esta é uma questão que, futuramente, estará na agenda. “Neste momento o importante é realçar este engajamento e o comprometimento da SATA em oferecer ao povo cabo-verdiano mais este produto”, anotou.

A nível das relações económicas com os Açores, Olavo Correia considera que esta aposta da companhia aérea açoriana representa “um enorme potencial ao setor turístico. Vamos poder, através desta rota, atingir o mercado açoriano. Os Cabo-Verdianos vão poder conhecer melhor os Açores e os açorianos a Cabo Verde. Penso que isso se integra dentro da perspetiva de reforçarmos as relações no quadro da Macaronésia. E Cabo Verde está interessado em dar o seu suporte para as relações económicas, comerciais, bem como a nível do Turismo, e da promoção dos quatro arquipélagos da Macaronésia se efetivem”.

Por sua vez, o PCA do grupo SATA, Paulo Menezes, sublinhou que esta linha é muito importante para companhia. “Com esta ligação estamos a unir dois povos que são praticamente irmãos. Conseguimos interligas os quatro arquipélagos da Macaronésia. E esta ligação faz parte da nossa estratégia de criar uma porta da Macaronésia e os dois lados do atlântico. Esta é uma porta de entra entre os EUA indo para a Europa”.

A aposta da companhia aérea Azores Airline em Cabo Verde é vista como um novo abrir de portas, não só para o setor turístico, como também para o estreitar de relações entre duas comunidades ligadas pela emigração.

Durante este ano, a companhia vai efetuar um total de 104 voos entre Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e a Cidade da Praia, em Cabo Verde, com duas frequências semanais no verão e uma no inverno, disponibilizando no total 16.640 lugares.

Será também possível fazer-se a ligação a Cabo Verde com o “Stopover”, um produto que permite ao passageiro em trânsito entre o continente americano e a Europa estar até sete dias nos Açores sem acréscimo de tarifa.