Notícias

Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração da Costa do Marfim efetua visita oficial a Cabo Verde

A convite do seu homólogo cabo-verdiano, Olavo Correia, o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração costa-marfinense, Pascal Abinan, está em Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, cumprindo uma importante agenda.

Pascal Abinan será recebido esta tarde (às 15 horas) pelo seu homólogo, Olavo Correia, para um encontro de trabalho e será acompanhado pela sua delegação, que é composta pelo Director Geral da Modernização e Administração, Lokpo Ibrahim; pela Conselheira Técnica, Assemian Viviane; pela Responsável do Departamento de Gabinete de Estudos, Cosse Hermine; e pelo Responsável de Departamento de Missão, Kadri Oumar.

Ainda esta tarde, a comitiva visitará, às 16 horas, a Direção Nacional da Administração Pública e logo de seguida, a Casa do Cidadão.

Amanhã, terça-feira, 06, Pascal Abinan efetuará, acompanhado do Ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, uma visita de cortesia ao Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva. No período da tarde, o ministro costa-marfinense será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Na quarta feira, 07, o Ministro da Função Pública e da Modernização da Administração costa-marfinense será recebido (às 10 horas) pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos. Às 11:00 horas a comitiva deslocará ao Núcleo Operacional Sociedade de Informações (NOSI).

De realçar que as relações diplomáticas entre Cabo Verde e a Costa do Marfim foram alicerçadas nos primórdios da independência do nosso país. Têm recentemente demonstrados sinais muito positivos quanto à sua intensificação. E esta visita coloca em cima da mesa, a necessidade de um trabalho cada vez mais engajado tanto relativamente às questões de interesse bilateral, como para a sub-região, no seu todo. Sobretudo, neste momento em que o espaço da CEDEAO vem fazendo face a instabilidades políticas, ao crime transnacional organizado, designadamente, ameaças de terrorismo, do tráfico de drogas, da pirataria marítima e pesca ilegal entre outros.

De frisar ainda que as potencias áreas de cooperação entre Cabo Verde e a Costa do Marfim são várias. Vão desde sectores como o turismo, a agricultura, a saúde, a educação, a pesca, a governação eletrónica, as energias renováveis e as economias criativas e as tecnologias de informação e comunicação, até à intensificação da cooperação económica –comercial.  

Esta visita acontece na sequência do convite feito pelo Ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, aquando da sua recente deslocação (finais de fevereiro) àquele país da Costa Ocidental Africana.