Notícias

Governo empenhado em mudar o rosto da segurança nas ilhas do Sal e da Boa Vista

No âmbito da sua visita de trabalho ao Sal e à Boa Vista, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, avançou que o Governo está fortemente engajado em reforçar a segurança nessas ilhas, de forma que Cabo Verde continue sendo um destino turístico seguro, com as forças de segurança preparadas para dar respostas nesta matéria e no crescimento exponencial do turismo.

Governo empenhado em mudar o rosto da segurança nas ilhas do Sal e da Boa Vista1

Depois da visita que fez à Esquadra de Santa Maria, no Sal, acompanhado do Ministro da Administração interna, garantiu que se vai colocar mais efetivos e meios de mobilidade, para reforçar a Polícia Nacional do Sal.

“São em números suficientes para termos uma Unidade com vocações especiais para a problemática do turismo, nomeadamente atendimento especializado, questões linguísticas e outras, que têm a ver diretamente com a segurança turística”, anotou, indicando que são medidas associadas a um novo modelo de policiamento urbano, trabalhado para gerir as incidências que podem surgir durante o patrulhamento.

Conforme Correia e Silva, todo o trabalho em segurança turística, particularmente em Santa Maria, está concertado com a Direção Geral do Turismo e a Câmara Municipal, no sentido de garantir todas as medidas de segurança e as normas municipais em curso.

Assim como no Sal, na Boa Vista, também estão em curso um conjunto de medidas para o sector da segurança.

Uma das primeiras intervenções prende-se com a elevação da Esquadra a categoria de Comando Regional, cujo processo termina assim que a alteração da lei orgânica da Policia Nacional estiver concluída, no máximo, em duas semanas.

Assim, com a elevação para a categoria de Comando Regional, a ilha terá condições de fazer outro tipo de intervenções, ter um aumento de efetivos compatível com um comando, e ainda, a possibilidade de especialização dos efetivos voltada para o turismo.

Contudo, a estratégia e os investimentos em segurança, não passam somente por isso, na medida em que se está a resolver a situação de alojamento para os policias que serão deslocados às ilhas do Sal e da Boa Vista.

“Sabemos que os efetivos têm problemas com a habitação, uma vez que muitos deles não são oriundos dessas ilhas, principalmente da Boa vista, o que significa que os efetivos têm de vir de outras ilhas. Por isso, estamos a fechar uma parceria com o MIHOT, mais particularmente com o IFH, por forma a conseguirmos habitações condignas para os nossos efetivos”, garantiu o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que acompanhou o Primeiro-ministro, ressaltando que assim os policias terão melhores condições de habitabilidade e em baixo custo.

“A ideia é garantir todas as condições para os policias, de modo que estejam focados em questões de segurança, sem preocupações pessoais”, anotou.

Na visita às ilhas do Sal e da Boa Vista, o Primeiro-ministro, fez-se acompanhar de uma Delegação, na qual integram o Ministro da Administração Interna e o Diretor da Polícia Nacional.