Notícias

XVIII Reunião dos MDN da CPLP: Luís Filipe Tavares alerta para a necessidade de uma maior cooperação no combate à pirataria marítima

O Ministro da Defesa de Cabo Verde discursou, nesta quinta-feira, 25 de maio, em Malabo, Guiné-Equatorial, na XVIII Reunião dos Ministros da Defesa Nacional ou equiparados da CPLP. Luís Filipe Tavares abordou vários aspetos ligados à segurança na sub-região africana, onde Cabo Verde está inserido, e alertou aos participantes para a necessidade de uma maior cooperação, no sentido de combater o fenómeno da pirataria marítima.

Luis filipe na XVIII Reunião dos MDN da CPLP1

Na sua intervenção, Luís Filipe Tavares abordou a questão da segurança na sub-região da Africa Ocidental, tendo mostrado a sua preocupação pelo aumento significativo da pirataria marítima no Golfo da Guiné, alertando os países da região para a necessidade de uma maior cooperação entre eles no combate a este fenómeno.

O titular da pasta da defesa nacional de Cabo Verde reiterou, ainda, a determinação e o empenho de Cabo Verde na implementação da arquitetura de Yaoundé, com o acolhimento do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G e apelou à CEDEAO e aos países do G7++FoGG (Friends of Gulf of Guinea Group) a assumirem, de forma clara, objectiva e substancial, os compromissos assumidos aquando da reunião realizada no passado dia 2 de Dezembro de 2016, na Cidade da Praia, nomeadamente no que diz respeito ao apoio a Cabo Verde na instalação efetiva deste importante centro de segurança e vigilância marítima sub-regional.

E concluiu que a imprevisibilidade face às novas ameaças, exigem novas respostas e a aposta no multilateralismo como forma de prevenir e combater o terrorismo e os radicalismos que põem em causa a paz e a segurança internacionais.

A XVIII Reunião dos Ministros da Defesa Nacional ou equiparados da CPLP, analisou e debateu os principais desafios que a Comunidade enfrenta nos domínios da defesa e segurança, tendo, durante o mesmo, sido aprovados o Regulamento do Colégio de Defesa da CPLP, o Regimento Interno do Fórum de Saúde Militar, a Estratégia da Saúde Militar e o documento que estabelece os Princípios Gerais e Orientações de Base, para, no quadro da CPLP, conduzirem à criação de um eventual mecanismo de resposta a situações de catástrofes.

O ato solene de abertura da reunião foi presidido pelo Vice-Presidente da Guiné-Equatorial, titular da pasta da Defesa e Segurança Nacional, Teodoro Nguema Obiang Mangue, e testemunhado pela Secretária-Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira.

De referir, ainda, que a reunião foi precedida ontem, 24, da IX Reunião dos Diretores de Política de Defesa Nacional ou equiparados da CPLP, na qual o país fez-se representar pelo Diretor Nacional da Defesa, Tenente-Coronel Paulo Lopes.