O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, encontra-se na República Checa para participar na Conferência Internacional “África como parceiro”, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa, em colaboração com as Embaixadas Africanas na República Checa, por ocasião do Dia da África, celebrado a 25 de maio.
A nota convite da Conferência Internacional “África como parceiro”, frisa que a África é vista como um continente de oportunidades na medida em que o seu papel no mundo global tem aumentado. Da mesma forma, o seu potencial de cooperação em muitas áreas continua a crescer e a República Checa tem mostrado abertura em estabelecer parcerias equilibradas e sustentáveis com os países africanos.
À medida que a 5ª Cimeira UE-África se aproxima, vários convidados de renome do continente africano, juntamente com outros conferencistas internacionais e Checos, irão discutir na referida Conferência os desafios políticos, económicos e de segurança que a África enfrenta hoje.
O programa da Conferência debruçará sobre as quatro seguintes temáticas: Boa Vizinhança: Questões Políticas e de Segurança nas Relações entre África e suas regiões vizinhas; África em Ascensão: Doação ou Parceria Económica?; Janelas de oportunidade: possibilidades de cooperação entre a República Checa e países Africanos e; Fazer negócios em África.
O programa da Conferência é acompanhado por uma série de eventos. No passado dia 20 de maio, foi realizado um mercado aberto chamado BENSO – África na Piazzetta, organizado pelo festival cultural “África criativa ou Todos nós somos africanos” e na véspera da Conferência, será realizado um debate público na Biblioteca Václav Havel incidindo sobre as personalidades de Václav Havel e Nelson Mandela e seus conceitos de direitos humanos como refletido na literatura sul-africana, teatro e realidade.