O Ministro das Finanças, Olavo Correia, participa na 52ª Assembleia do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que acontece de 22 a 26 de maio, em Ahmedabad, na India.
Nesta edição, os delegados e participantes dos 54 países membros regionais e de 26 países membros não regionais vão refletir a importância do setor agrícola em África, tendo como tema central “Transformando a Agricultura para a Criação de Riqueza em África”. Lembrando que o setor ocupa um lugar central nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs), bem como, na Agenda 2063 da União Africana, ambas focadas na redução da pobreza, na superação da fome e da insegurança alimentar.
As Reuniões Anuais são o maior evento anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e servem para elevar o perfil da instituição no cenário global. Para além da Reunião Anual do Conselho de Governadores, que constitui o objetivo central do encontro, estas Reuniões Anuais constituem um importante fórum para debater questões-chave sobre o desenvolvimento de África e discutir o desempenho do Banco no cumprimento do seu mandato.
A cerimónia de abertura oficial da edição deste ano está agendada para a próxima terça-feira, 23, no Mahatma Mandir, onde o Ministro das Finanças de Cabo Verde e Governador do BAD far-se-á presente, acompanhado do Diretor de Serviço de Mobilização de Recursos, Rui Maia, enquanto membro da delegação caboverdiana.
Alem das reuniões ordinárias, o Ministro aproveitara para ter encontros bilaterais com a Administração do BAD, nomeadamente com a Administradora para Cabo Verde, Martine Mabiala, o Diretor Geral para a Região da África Ocidental, Janvier Litse, e o Presidente do BAD, Adesina.
Também estão previstos encontros bilaterais com outros parceiros como o BADEA, o OFID, Fundo Kuwait, Fundo Saudita, o BIDC e em especial Banco de Exportação e Importação da Índia. O Ministro pretende com esta visita estreitar as relações com o Exim Bank da Índia e com isso atrair a atenção do Governo da Índia e dos Investidores indianos para Cabo Verde.
De referir ainda que a delegação está a ser acompanhada pelo Cônsul Honorário de Cabo Verde na Índia, Sanjay Dewan.