Notícias

IV FMDEL é uma grande oportunidade de mostrar Cabo Verde ao Mundo

De acordo com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu ao encontro de alto nível com os municípios de Cabo Verde, sobre o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, é importante construir parcerias para que o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), seja um grande evento global com a marca de Cabo Verde.

A projeção do país é fundamental, considerou o Chefe do Governo, acreditando ser importante termos a capacidade de garantir que o Fórum seja um sucesso, aproveitando do momento para colocar Cabo Verde, no foco, como um país que organiza grandes eventos internacionais, com profissionalismo e rigor.

 

Durante o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, o país deverá receber em torno de 2000 participantes, entre entidades políticas, governamentais, empresariais e Comunicação Social. Pelo que, conforme Correia e Silva, além do aspeto económico, os principais autores na realização do Fórum devem fazer com que seja uma grande oportunidade para mostrar Cabo Verde ao Mundo.

Apesar de ser realizado na cidade da Praia, por questões logísticas, o Governo está engajado para que o evento conte com a participação de todos os municípios, quer a nível institucional, quer a nível cultural, de oportunidades de negócios e do setor empresarial, por forma que se apresente o país no seu todo, a sua diversidade e pluralidade.

Mais, Ulisses Correia e Silva quer a efetiva participação das autarquias em todo o processo da realização da 4ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), desde a fase da preparação do evento, à sua concretização, de 17 a 20 de outubro, e o pós-Fórum, em que o país deverá continuar a liderar a promoção do desenvolvimento local, nos próximos dois anos, até a realização da V edição do FMDEL.

“Temos que tirar o máximo proveito deste que é o grande momento de Cabo Verde”, anotou o Primeiro-ministro durante o encontro com os Presidentes das Câmaras Municipais.

O encontro de alto nível com os Municípios de Cabo Verde teve como propósito apresentar o Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local aos Municípios e a proposta de estratégia para a participação dos mesmos no IV FMDEL, bem como a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo e as autarquias.