O Conselho de Ministros reunidos na manhã de hoje decidiu criar uma Equipa Técnica Nacional (ETN), que será responsável pela coordenação e formulação do programa nacional de investimento agrícola, segurança alimentar e nutricional; bem como pela definição e alinhamento das grandes linhas de políticas setoriais de acordo com o programa do Governo.
Esta recomendação saiu da Cimeira dos Chefes de Estado da CEDEAO, relativamente aos problemas ligados às pescas e à agricultura. Conforme o Porta-voz do Governo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, Cabo Verde está a cumprir uma obrigação internacional e a criação da ETN está a responder a esta recomendação regional, tratando das questões da segurança alimentar nas áreas da agricultura e das pescas.
Outra matéria importante que esteve na agenda do Conselho de Ministros foi a aprovação, para retificação, do acordo de aquisição e apoio mútuo entre o Ministério da Defesa da República de Cabo Verde e o Departamento da Defesa dos Estados Unidos da América, adotado em Paris, aos 24 dias do mês de março de 2014.
Esta medida visa promover a interoperacionalidade, a prontidão e a eficácia das efetivas forças militares, através de uma maior cooperação logística, e vai permitir realizar exercícios militares conjunto com os Estados Unidos da América.