Notícias

Banco Mundial vai reforçar financiamento do projeto de reforma do setor de transportes e infraestruturas

O Banco Mundial (BM) aprovou o pedido do Governo para um reforço adicional ao financiamento do projeto reforma do setor de transportes e para as infraestruturas, em cerca de 27 milhões de dólares.

De uma forma global, a cooperação de Cabo Verde com o BM está a avançar, tanto é que esta terça-feira, 09 de maio, procedeu-se à negociação de mais um projeto estruturante para os setores dos transportes e das infraestruturas.

De realçar que esta terça-feira, o Governo, através dos Ministérios das Finanças, do Infraestruturas Ordenamento do Território e Habitação e da Economia e Emprego, manteve um encontro de negociação com uma equipa do BM, que se encontra na cidade da Praia, onde se analisou os termos do financiamento, e o projeto em si, e as condições de desembolso alinhadas ao plano de atividades.

Depois desse encontro, o próximo passo será a aprovação, em finais de junho próximo, do remanescente que será desbloqueado posteriormente pelo Banco Mundial, para que o projeto entre de imediato em efetividade.

O montante adicional de financiamento será canalizado para projetos dentro da reforma dos transportes, e parte desse valor será canalizado para as infraestruturas, nomeadamente para a reabilitação de estradas e o reforço do Fundo Rodoviário, visando a manutenção de estradas. Há também montantes previstos para assistência técnica aos setores marítimo e aéreo, inclusive ao processo de reestruturação da TACV.

Importa referir que este projeto, reforma do setor de transportes, foi assinado em 2013 (projeto inicial era de 19 milhões de dólares) e a previsão de conclusão seria em 2019. O projeto conheceu uma excelente execução pelo que vai terminar em 2017, dois anos antes do timing estabelecido. Tendo em conta que o setor exige avultados investimentos, o Governo de Cabo Verde solicitou um adicional para financiar reformas adicionais desse setor, dentro do projeto já existente