O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente fez, hoje, de manhã, em conferência de imprensa, um balanço da missão ao Brasil, no âmbito da sua participação na Xª Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Vª Reunião Técnica dos Pontos focais da CPLP.
O Ministro Abraão Vicente, em nome de Cabo Verde, levou as propostas de criação de um mercado comum das indústrias criativas da CPLP, o mapeamento das indústrias criativas, títulos de património da humanidade como sendo instrumentos de promoção do país, turismo patrimonial e das indústrias criativas, entre outras propostas.
Da Xª Reunião de Ministros da CPLP, resultaram as seguintes propostas, nomeadamente a criação do Prémio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, financiado pelo Brasil e Portugal, reforço do programa CPLP no domínio audiovisual para a realização da II edição. De referir que Salvador da Bahia foi eleita Cidade Capital da Cultura da CPLP para os próximos dois anos.
Na área do Património criou-se a Comissão de Património Cultural da CPLP e decidiu-se pela criação de uma plataforma com vista a partilha de boas praticas em matéria de digitalização de acervos documentais e bibliográficos, bem como a criação de um portal da cultura da CPLP para sistematização, partilha e divulgação de informações sobre atividades, projetos e programas culturais dos Estados Membros. Ficou decidido disponibiliza aos países membros da CPLP a versão em língua Portuguesa, do Manual de Referência do Património Mundial -Preparação de candidaturas para o património mundial da UNESCO.
A Xª Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, de acordo com a secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, foi a mais concorrida de sempre, em termos de presença efetiva de dos membros de cada país representado, uma vez que marcaram presença na Reunião o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o Ministro da Cultura do Brasil, Roberto Freire, o de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, o de Angola, Carolina Cerqueira e o de São Tome e Príncipe, Olinto Daio.
Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, fizeram-se representar pelos seus embaixadores em Brasília, enquanto que a Guiné Equatorial fez-se representar pelo Secretário Geral do Governo.
De salientar que a Xª Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, aconteceu de 4 a 5 de maio, em Salvador da Bahia, Brasil.