Notícias

Governo empenhado em desenvolver um turismo planeado e de alto valor acrescentado para o Maio

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, lidera uma delegação composta por entidades públicas e privadas, na sua primeira visita oficial à ilha do Maio, com o objectivo de promover a economia local.

De acordo com o Chefe do Governo, a ilha do Maio tem futuro, “ está a começar mais tarde do que as outras ilhas, mas pretende-se que o desenvolvimento turístico seja coordenado, planeado e de alto valor acrescentado para o mercado mais específico de maior rendimento”, sustentou, alertando que é preciso fechar todo o processo de planeamento, atrair bons investidores, construir infraestruturas em consequência, para se conseguir vender o Maio como um grande destino que fará a diferença em Cabo Verde. Isso, integrado no Plano do Ordenamento Turístico, Ambiental e Urbanístico da própria ilha, em função do tipo e da qualificação do seu turismo.

À partida, disse o Chefe do Executivo, esta visita tem uma agenda específica, focada num conjunto de medidas que o governo tem em curso com vista à melhoria de alguns constrangimentos referentes à acessibilidade, quer através de transportes aéreos, cuja situação melhorou com o aumento do número de voos, quer através de transportes marítimos.

“Já existe um prazo para reabilitação e colocação no Porto do Maio, o sistema de roll on roll off, que em meados de 2019, estará pronto para operar com barcos como o “Liberdade” da Fast Ferry”, apontou, Ulisses Correia e Silva, lembrando um dos principais constrangimentos da ilha acrescentando ainda que está-se a criar todas as condições para despoletar o processo de desenvolvimento do Maio.

Relativamente ao desemprego e à pobreza, o Primeiro-ministro, garantiu que podem ser resolvidos com a promoção e a dinamização da economia local, nomeadamente através do turismo, principal foco da ilha, assim como da indústria extrativa do sal, da construção civil, da Aquacultura e de projetos que o governo vai avançar nos próximos tempos, em parceria com o setor privado.

Da agenda do Primeiro-ministro, constava um conjunto de visitas a empreendimentos e instituições, tendo visitado o “Salinas Beach Resort”, projecto que o governo tem todo o interesse que seja concluído, para que se crie uma oferta hoteleira de qualidade na ilha.

Embora seja um investimento privado, Ulisses Correia e Silva, disse que o Governo empenhado na procura de uma solução para à retoma e finalização do empreendimento, junto com a banca que financiou a construção. 

A assinatura do protocolo para a cedência de imóveis à Câmara Municipal do Maio e um encontro com a população local, em particular, com a Juventude, finalizaram o primeiro dia de visita do Primeiro-ministro à ilha do Maio.