Notícias

Maritza Rosabal recebe missão técnica conjunta do BAD

A Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, recebeu, nesta terça-feira, 09 de maio, uma missão técnica conjunta do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), num encontro que contou com a participação de uma equipa de especialistas com o intuito de recolher informações e contactos com atores chaves, tendo em vista a elaboração de um processo do Gender Profile.

O Perfil de Género em Cabo Verde é um instrumento que sumariza as questões, necessidades e recomendações para o avanço da igualdade de género e do empoderamento das mulheres do país. No caso de Cabo Verde pretende-se que este processo sirva como mais um instrumento que se somará aos já existentes, nomeadamente o Programa do Governo, o Plano Nacional de Igualdade de Género e conhecer qual a visão global do nosso país, a nível de politicas públicas e iniciativas legislativas bem como judiciais, servindo como um documento orientador para futuros programas da ONU Mulheres em Cabo Verde e do Banco Africano de Desenvolvimento, bem como para outros parceiros de desenvolvimento, tanto nacionais como internacionais.

De referir que, de 08 a 19 de maio, uma missão conjunta do Banco Africano de Desenvolvimento e da ONU Mulheres, encontra-se em Cabo Verde com objetivo de obter insumos essenciais para a elaboração do Perfil de Género do país, a partir do conhecimento e experiência do Governo e da sociedade civil.

A equipa constituída por especialistas na elaboração do Gender Profile, resumirá esses insumos e apresentará as recomendações preliminares durante um workshop, no final da missão para comentários e sugestões adicionais das partes interessadas. A ONU Mulheres e o BAD, irão desenvolver um Perfil de Gênero de 20 páginas para Cabo Verde, destacando as questões de género em setores-chave de desenvolvimento, com recomendações para prioridades de políticas e programas e para mais análises de género conforme necessário.

Para que esta missão seja um sucesso e alcançar todos os objetivos traçados, torna-se fulcral o engajamento do Governo de Cabo Verde ao mais alto nível, mas também ao nível técnico. Para tal e como tem sido boa experiência em outros países, será criado uma task force (de quadro intermédio) que irá acompanhar a evolução do processo durante e após a referida missão, até a aprovação final do documento.