Um dos objetivos preconizados pela organização deste II Encontro Nacional de Professores de Educação Física, esses professores, ao que tudo indica, deverão avançar com a criação das associações regionais, para a defesa dos interessas da classe e, consequentemente, uma federação nacional, para a defesa dos interesses da classe e dinamização da educação física e o desporto escolar nas escolas.
Os professores recomendam ainda a criação de um estatuto especial que leve em contaas “condições mais agressivas” em que estes trabalham, bem como a necessidade de redução da sua carga horária de trabalho.
Estas foram algumas das recomendações saídas deste fórum de dois dias que reuniu mais de 60 professores e coordenadores de educação física das escolas do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) de todo o país no Palácio do Governo.
Foram horas intensas de trabalho e de debate que permitiu fazer uma análise da situação atual da educação física, bem como o desporto escolar nas escolas de onde saíram várias recomendações concretas para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais bem como para a maior dinamização do desporto escolar, no sentido deste se configurar como uma verdadeira escola de iniciação desportiva e deteção de talentos.
No que tange à organização da classe dos professores de educação física, o objetivo é a criação de, pelo menos, cinco associações que possam levar à materialização da Federação Nacional de Educação Física e Desporto Escolar.
Deste encontro resultou uma série de recomendações que endereçam ainda aspetos como os recursos financeiros para a melhoria das condições para a prática da educação física e desporto nas escolas, a necessidade e obrigatoriedade de mais e melhor investimentos em infraestruturas desportivas nas escolas-
Também a maior aposta na formação e especialização de professores de educação física, a revisão do currículo da educação física nas escolas, no sentido de se introduzirem novas modalidades, entre os quais o boxe, o judo, o atletismo, ténis de mesa, natação ao ar livre para as escolas próximas ao litoral, etc., foram alguns aspetos debatidos e tidas em conta na lista das recomendações finais, entre outras.
No final, os professores mostraram-se satisfeitos, encorajados e otimistas de que este II Encontro Nacional dos Professores de Educação Física possa resultar num momento de viragem para a classe.
O documento final relacionado às recomendações saídas do certame serão publicados assim que fechado o documento.