Notícias

II Encontro Nacional de Professores de Educação Física realça importância da classe na formatação do desporto nacional

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, sublinhou hoje, sexta-feira, 05 de maio, a importância do desporto escolar e da educação física nas escolas como bases essenciais para a formatação do sistema desportivo nacional.

II Encontro Nacional de Professores de Educação Física realça importância da classe na formatação do desporto nacional1

Para Elísio Freire, Cabo Verde não pode continuar a olhar para o desporto “apenas como recreação”. Este defende que o desporto deve-se constituir como uma atividade também económica, capaz de contribuir para a “ascensão social e construção de riquezas”.

A acrescentar, o desporto tem este condão de ajudar na promoção de uma cidadania plena, pois o desporto é uma escola de virtude e valores como a “tolerância” e do “trabalho em equipa”.

Esta é a base do discurso do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, a dar o mote ao II Encontro Nacional de Professores que decorre hoje e amanhã, na cidade da Praia.

Este Executivo não esconde, desde a primeira hora, a ambição de fazer do desporto um instrumento de afirmação de Cabo Verde no mundo, seja, através da elevação do nível competitivo dos nossos atletas nas várias modalidades desportivas ou da afirmação de Cabo Verde enquanto palco de competições relevantes nas diversas modalidades.

Para isso, frisa Freire, há que aproveitar as excelentes condições naturais, ideias para a prática de desportos como o atletismo, o triatlo, os desportos náuticos etc.

Este encontro, como salientou o Ministro do Desporto (MD), é mais um passo para que o desporto possa corresponder, na plenitude, esse potencial de ferramenta de afirmação do país e de crescimento económico.

Isto, porque a educação física e o desporto escolar, assim como as escolas de iniciação, estão na base do desenvolvimento do desporto.

Daí a razão deste encontro que pretende apoiar a criação de da Federação Nacional de Educação Física bem como debater formas para a melhoria da qualidade da educação física nas escolas e, também, a possibilidade de relançamento dos Jogos Escolares Nacional.

“Precisamos de uma base, os professores de educação física em todas as nossas escolas do ensino básico e secundário com especialização nas modalidades poderemos, de fato, formatar todo um sistema desportivo que seja eficiente, eficaz e, acima de tudo, que seja muito competitivo e que ajude na afirmação do nosso país, através do desporto”, salienta Elísio Freire.

Nisso, afirma o MD, é essencial esta parceria total e contínua entre o Ministério de Desporto e o Ministério de Educação e, sobretudo, potencializar os aspetos positivos e minimizar e “evitarmos os erros do passado”. O caminho será a especialização dos professores de educação física e a massificação das diversas modalidades nas escolas, destaca.

Presente na cerimónia de abertura, o Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde (OMS), Mariano Castellon, louvou a iniciativa deste encontro que considera de extrema importância, dado o papel da atividade física e os profissionais de educação física na implementação de uma cultura de atividade física e na prevenção de doenças respiratórias, cardiovasculares, etc.