Notícias

Governo condecora os Capuchinhos com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Altruístico

O Primeiro-ministro galardoou este sábado, 29, em São Filipe, os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde, pela contribuição, de forma notável, para o bem-estar da sociedade cabo-verdiana e pelas várias atividades filantrópicas desenvolvidas em quase todas as ilhas do país.

De acordo com Ulisses Correia e Silva, o gesto simbólico da atribuição do Primeiro Grau da Medalha de Mérito Altruístico aos Irmãos Capuchinhos, representa todo o reconhecimento e gratidão do Estado de Cabo Verde, pelo contributo dado ao País.

Este ano assinalam-se 70 anos da chegada da congregação a Cabo Verde, numa grande missão ao serviço da humanidade no país, o que, por si só, segundo o primeiro-ministro, tem um “significado muito forte”.

Para o Chefe do Governo, os Irmãos Capuchinhos representam a luta pela dignidade da pessoa humana em Cabo Verde, atuando em diversas vertentes, desde a educação escolar e humanística à formação cristã, passando ainda pela saúde, cultura e ação social.

Representaram ainda, acrescentou Ulisses Correia e Silva, a voz da liberdade quando esta não havia, dando como exemplos, o Jornal Terra Nova, uma grande força da comunicação, e a Rádio Nova, representativa da voz dos excluídos. Para o Primeiro-ministro, estes são símbolos muito importantes daquilo que os Capuchinhos edificaram, quer em São Filipe, quer em São Vicente e nas outras ilhas, marcas indeléveis da presença da congregação.

“As escolas maternas de Nova Sintra e em São Filipe, a Casa Betânia que acolhia leprosos, a Casa do Noviciado, a Vinha Maria Chaves, o auditório Padre Piu, o Centro Social de Santa Cruz, são marcas que perduram e que representam, de facto, aquilo que foi a extensiva missão dos Capuchinhos em Cabo Verde”, exemplificou Ulisses Correia e Silva.

Por tudo isso, e em nome dos cabo-verdianos, o Governo de Cabo Verde concedeu a distinção merecida, explicou o Primeiro-ministro, parabenizando a congregação.

Também ao Frade Camilo Torassa, homenageado pela Câmara Municipal de São Filipe, o Primeiro-ministro reconheceu toda a dedicação ao país, e por São Filipe, em particular.