Teve lugar na passada sexta-feira, 28 de abril, na Delegacia de Saúde de Boa Vista, a cerimónia de lançamento oficial da vacina inativada e injetável da Poliomielite, presidida pela Diretora Nacional de Saúde, Maria da Luz Lima.
O Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos, compôs a mesa da solenidade de lançamento, ao lado da Carolina Leite em da representação da Organização Mundial de Saúde, Anita Pinto, em representação da UNICEFF e Miriam Delgado, Delegada de Saúde de Boa Vista.
Em discurso de abertura, a Diretora Nacional de Saúde, Maria da Luz Lima, realçou o compromisso do país em redobrar os esforços, no sentido de atingir a cobertura universal. Acrescentou que a cobertura vacinal em Cabo Verde, tem sido bastante satisfatória e em 2016 a cobertura foi de 94,8%. “Cabo Verde tem sido um país exemplar no que se refere a definição de políticas e identificação de estratégias direcionadas a promoção da sobrevivência e do desenvolvimento da criança”.
A Diretora em relação da Boa Vista, acredita que tendo em conta as especificidades da ilha, é preciso empenhar-se no desenvolvimento dos serviços públicos de saúde, mas sobretudo apostar em parcerias público-privadas.
O Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, começou o seu discurso por congratular todos os profissionais de saúde que tem dado o seu contribuído no sector da saúde em Cabo Verde, contudo a nível da ilha acredita ser “necessário haver investimentos fortes no sector da saúde, tendo em conta os investimentos privados neste sector feitos nesta ilha”.
Aproveitou a oportunidade para chamar a responsabilidade do serviço central de saúde para essa necessidade. “Temos andado a duas velocidades, temos investimentos privados muito grandes, mas a nível do investimento público, falta muito por fazer”. Há uma grande vontade política, mas sem o engajamento do MSSS e de parceiros dificilmente isso será possível” acrescenta José Luís Santos.
Na sua intervenção Carolina Leite, afirma que com a introdução do VPI no calendário de vacinal do Programa Alargado de Vacinação em Cabo Verde, é mais um passo para manter a população saudável e vacinar todas as crianças.
O reconhecimento e felicitações do UNICEFF foram sublinhados por Anita Pinto, em representação da mesma, que na sua intervenção realçou os bons indicadores do país. Como defende a agência, persistem desafios futuros relativamente à vacinação, acrescenta Pinto “que é preciso que as famílias, pais, comunidades estejam conscientes também da sua responsabilidade de fazer vacinar as crianças”.
Para a Delegada de Saúde, Miriam Delgado, apesar das dificuldades diárias encontradas continuam motivados nessa luta e, com o apoio de todos, será possível alcançar o objectivo traçado, que é de vacinar todas as crianças na ilha.
No final da cerimónia, a Diretora Nacional de Saúde, aproveitou a oportunidade para proceder à entrega do Diploma de Reconhecimento ao Presidente da CM da Boa Vista, em prol do apoio dado no âmbito da luta contra as doenças transmitidas por mosquitos.
Enquadrado ainda nas comemorações da Semana Africana de Vacinação, a Diretora Nacional de Saúde, procedeu dia 27 de abril, ao ato de reativação do serviço de vacinação, no Posto Sanitário São João Batista, na localidade de Fundo das Figueiras, que fica 32 kg de Sal Rei.
A delegação chefiada pela Diretora Nacional de Saúde, Maria da Luz Lima, é composta pela Diretora do Serviço de Atenção Integrada da Saúde da Criança, do Adolescente, do Homem e da Mulher, Yorleidis Rosabal; pela Coordenadora do Programa Alargado de Vacinação, Enf. Evanilda Santos; pela Coordenadora do Programa de Nutrição em substituição, Dulceneia Trigueiros; pela Coordenadora Adjunta do PAV, Enf. Verónica Santos; pela presidente do comité Nacional de Certificação da Pólio, Alice Dupret, pela presidente da Comissão Nacional de peritos da Pólio, Conceição Carvalho, Carolina Leite em representação da OMS e Anita Pinto, em representação do UNICEFF.
De realçar que a referida delegação, efectuou ainda visitas a dois postos sanitários e a dois jardins infantis da zona de Sal Rei acompanhado de uma equipa da Delegacia de Saúde, com objectivo de acompanhar de perto o processo de vacinação e reforçar o engajamento desses parceiros.