O Ministério da Saúde e da Segurança Social, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, realiza, terça-feira 02 de maio às 9h00, um Atelier de Validação do Plano Estratégico Nacional para Cuidado e o Envelhecimento Ativo para o horizonte 2017-2021 (PENCEA), a ter lugar na sala de Conferência- Pestana Trópico Hotel – Praia. A cerimónia de abertura será presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e contará com a participação dos diferentes intervenientes e parceiros.
O envelhecimento da população é, primeiro de tudo, uma história de sucesso para as políticas de Saúde Pública, assim como para o desenvolvimento social e económico de um País. O envelhecimento é hoje um fenómeno universal e representa uma das maiores conquistas da humanidade, proporcionar sentido e dignidade ao envelhecimento constitui um dos maiores desafios da atualidade e para a política de saúde, em que os sistemas de saúde devem estar preparados (OMS, 2015).
Assim, torna-se necessário, o desenvolvimento de estratégias através das quais a velhice deixe de ser encarada como a retirada ou afastamento da vida social, dignificando o envelhecimento, associando-o à vitalidade, atividade e empreendedorismo, fomentando a reintegração da pessoa idosa numa experiência participativa no seu meio de vida e integrando-a num ambiente facilitador onde existam modalidades e programas diversos que propiciem o seu envelhecimento digno.
Este Plano servirá como um instrumento para a garantia dos Direitos Humanos e Sociais e um importante marco legal para orientar a população das diferentes políticas dos cuidados na conquista de um Envelhecimento Ativo, oferecendo melhores condições de vida e saúde na velhice em Cabo Verde.