Notícias

Cabo Verde já dispõe do seu Comité Nacional de Coordenação

Cabo Verde passa a dispor, a partir de ontem, do seu Comité Nacional de Coordenação (CNC), no âmbito do Mecanismo de Supervisão Multilateral (MSM Nacional) das políticas económicas e financeiras dos Estados-membros da CEDEAO. Foi instituída em 2001, com o objetivo de avaliar a convergência das economias dos Estados que fazem parte desta organização.

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, que falava no ato de lançamento da CNC, que aconteceu na Cidade da Praia, está confiante de que este órgão vai reforçar as relações de Cabo Verde com a CEDEAO, e a sua melhor integração neste espaço comercial.

“Temos um grande sentido de pertença em relação ao espaço da CEDEAO, e temos a consciência que a própria viabilização de Cabo Verde enquanto país prestador de serviço, passa por um maior aprofundamento da sua integração na CEDEAO. Espero que esta unidade, ora constituída, possa desenvolver um papel importante, não só para garantir o seguimento, mas também para permitir uma troca de conhecimentos que é fundamental para que possamos avançar e prosperar ao nível nacional, mas também no âmbito de todos os países da CEDEAO”.

Na mesma ocasião, Olavo Correia garantiu que o Ministério das Finanças e o Governo tudo farão para assegurar uma presença mais ativa de Cabo Verde nas reuniões estatutárias da CEDEAO. “Queremos estar presentes sobretudo para defendermos as especificidades de Cabo Verde e também para irmos acompanhando a evolução ao nível da CEDEAO”, referiu.

Outra garantia dada pelo Ministro é que todas as condições serão criadas para que a CNC funcione e bem, e que todos os objetivos possam ser conseguidos.

“Temos uma confiança enorme em como o futuro da África é promissor. E mais do que confiança, temos que trabalhar para conseguirmos esse futuro. E só poderemos fazê-lo conjuntamente, conhecendo-nos mutuamente melhor, mas também tendo todas as informações para que Cabo Verde possa reforçar a sua pertença na CEDEAO, quer a nível institucional, como a nível das trocas comerciais. Estamos a trabalhar, sobretudo a nível do setor dos transportes marítimos e aéreos, uma maior facilitação do quadro de conhecimentos. Tudo isso acaba por reforçar o sentido de pertença e de utilidade para cada um dos nossos países”.

O CNC é um órgão do MSM encarregue de preparar relatórios periódicos sobre a situação económica e financeira do país, recolher e analisar dados estatísticos sobre o país e gerir a base de dados da supervisão multilateral (ECOMAC).

Este órgão é composto por estruturas nacionais envolvidas na definição e/ou implementação de políticas económicas e financeiras, bem como a recolha e divulgação de estatísticas.