Notícias

Reforço da cooperação bilateral e aprofundamento da Parceria Especial: Luís Filipe Tavares na Eslovénia e Luxemburgo

Dando seguimento à quarta e última etapa do périplo para a Europa Central e do Leste, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, encontra-se de visita de trabalho ao Luxemburgo, onde foi recebido pelo seu homólogo, Jean Asselborn.

Reforço da cooperação bilateral e aprofundamento da Parceria Especial Luís Filipe Tavares na Eslovénia e Luxemburgo

Luís Filipe Tavares, que também deve reunir-se com o Ministro da Economia e da Cooperação, Etienne Schneider, daquele país, traz na bagagem a mobilização de apoios para o reforço e expansão da Parceria Especial com a União Europeia, bem como o fortalecimento da cooperação bilateral com este Estado amigo e parceiro de Cabo Verde. A captação de investimentos privados para o arquipélago cabo-verdiano, estará igualmente na mira das suas atenções.

Durante a sua estada na capital luxemburguesa, Luís Filipe Tavares encontrou-se com os líderes associativos da comunidade cabo-verdiana, na procura conjunta de soluções para problemas de integração que enfrentam os novos emigrantes cabo-verdianos provenientes de Portugal e da Holanda.

O titular da pasta diplomática cabo-verdiana encontrava-se em Bruxelas, proveniente da Eslovénia onde, nos dias 24 e 25 do corrente, manteve contactos com as autoridades eslovenos, com destaque para o seu homólogo, Karl Erjavec. Este, aceitou o convite formulado por Luís Filipe Tavares, para visitar Cabo Verde na segunda quinzena do mês de novembro próximo e realçou, durante o encontro, as relações muito especiais que a Eslovénia tem com Cabo Verde. “É o país com o qual temos o nível mais elevado de cooperação em Africa”, frisou.

Num clima de absoluta cordialidade que, alias, caracterizou o encontro entre os dois Ministros, Karl Erjavec asseverou que se trata de uma visita histórica, pois, “a ultima visita de um ministro cabo-verdiano dos negócios estrangeiros teve lugar em 2009”. Cabo Verde deverá apoiar a candidatura da Eslovénia a ECOSOC (Economic and Social Council das Nações Unidas).

Os resultados da visita deixam antever, a semelhança dos outros países visitados, um incremento significativo do diálogo político entre os dois países, bem como o apoio inequívoco da Eslovénia, aos desígnios de Cabo Verde no seio da União Europeia.

Em Ljubljana o governante cabo-verdiano reuniu-se com responsáveis do Ministério da Educação, bem como dirigentes e empresários da Câmara do Comércio, daquele país. Os dois Ministros passaram em revista o estado atual da cooperação e concluíram que esta poderá ser reforçada também nos domínios da gestão água, da educação e do turismo.

De recordar que a Eslovénia financiou integralmente o projeto de instalação dos centros de telemedicina em Cabo Verde, estando agora preparada para financiar a terceira fase do mesmo projeto que prevê a ligação de Cabo Verde aos centros especializados da Europa.

Esta possibilidade ampliaria a capacidade de Cabo Verde em diagnosticar a intervenção reduzindo, por conseguinte, a necessidade de evacuações ao exterior.