Notícias

“Governo assumiu o Porto do Maio como prioridade das prioridades”: Fernando Elísio Freire

O Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire que presidia a cerimónia de encerramento do “Encontro Estratégico – Projetar o Maio para o futuro”, no passado sábado, 22 de abril, na ilha do Maio, focou em algumas preocupações da ilha, com destaque para a questão dos transportes aéreo e marítimo, adiantando que o Governo assumiu o Porto do Maio como “prioridade das prioridades”.

Neste sentido, no mês do Junho vai ser lançado o concurso com vista às intervenções no porto que vai desde a criação de uma rampa rol on rol off, bem como a requalificação de espaços terrestres e a construção de um quebra mar.

“Vamos reconstruir e expandir o atual Porto Inglês. O principal é o foco e o nosso foco vai no sentido de resolvermos este problema da ilha do Maio”, garante Fernando Elísio Freire, acrescentando que é necessário aliar tudo isso a uma união de esforços.

“Todo o nosso foco e nossos esforços têm de ir num sentido e numa direção. Não temos nem tempo nem energias e nem recursos ilimitados. A cooperação entre o Governo, as Câmaras Municipais, os empresários e sociedade civil, o país todo, com o foco virado para o turismo como peça central, mas também que terá que desenvolver setores conexos é fundamental para a firmação de Cabo Verde como país turístico e competitivo”.

Para Fernando Elísio Freire a ilha do Maio tem futuro, tem gente e tem capacidade e não poder ser a “rainha designada”.

“É das poucas ilhas que tem recursos naturais c

omo o sal, cimento, carvão, gesso, floresta, pedras. Se usarmos isso bem e tivermos foco de certeza daqui a cinco anos quando nos reunirmos será com outro ar, não de uma rainha resignada, mas sim de uma rainha virtuosa e vencedora”, remata.