Notícias

Cabo Verde marca presença no Primeiro Congresso Mundial ‘Ilhas Inteligentes’

O arquipélago de Cabo Verde está presente no primeiro Smart Islands World Congress, que acontece em Calviá, Maiorca, esta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de abril.  A delegação nacional chefiada pela Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, MIOTH, Eunice Silva, conta ainda com a presença do Presidente do Conselho de Administração do NOSI, António Fernandes, e do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.

Smart Island World Congress,  o primeiro congresso a nível mundial sobre ilhas inteligentes, reúne no mesmo espaço, e durante dois dias, 85 peritos internacionais e membros governamentais das ilhas. São esperados cerca de 1,500 participantes e 120 representantes de ilhas internacionais.

O evento irá concentrar-se em quatro temas principais: Novas soluções de Conectividade, Desenvolvimento Social & Urbano; Crescimento Económico & Talento; e Ilhas do Futuro.

O congresso Smart Islands é organizado pela Fira de Barcelona – com uma experiência consolidada na organização do Smart City Expo World Congress International – a ONU Habitat, a Câmara Municipal de Calvià e a Câmara Municipal da Ilha de Maiorca, contando ainda com o apoio do governo das Ilhas Baleares.

O Smart Island World Congress pretende oferecer um ponto de encontro entre governos, cidades e empresas para capacitar as ilhas na época da globalização e atenuar as características especiais dos países insulares, tais como população flutuante, sazonalidade, mobilidade e retenção de talentos.

O evento terá uma zona de networking para troca de contatos e experiências entre os participantes e conta ainda com a presença de empresas líderes na tecnologia como a Microsoft e outras do sector turístico como a Meliá Hotels and Resort.