Notícias

I Semana do Setor Privado arranca em Cabo Verde

No âmbito da I Semana do Setor Privado em Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva iniciou esta segunda feira (17), um conjunto de visitas à empresas que operam em Cabo Verde, em áreas transversais como indústria, comércio, serviços, hotelaria e turismo, com particular realce para áreas de negócio com potencialidades de exportação e de desenvolvimento centrado na economia marítima, com o objetivo de conhecer melhor o ambiente em que as empresas atuam, para que possam ser criadas políticas que permitam promover e alavancar o setor económico, financeiro e comercial.

Segundo Ulisses Correia e Silva, as metas definidas pelo Governo para o crescimento da economia e do emprego são ambiciosas, e para que sejam alcançadas, deverá existir uma forte aposta no setor privado, pois a via de conseguir atingir essas metas, não poderão ser através da Função Pública e nem do Estado no seu sentido mais abrangente, por isso cabe ao Governo criar condições para que se crie um ambiente favorável para a execução de investimentos e criação de novas empresas.

“O país precisa de empregos e o Estado deve fazer tudo o que é necessário para que as empresas possam aumentar à sua produção, fazer mais investimentos, exportar e consequentemente gerar empregos.”, assegurou Correia e Silva, acreditando que já existe um ambiente bastante positivo – “Vimos empresas muito empenhadas e com um acréscimo de confiança. Praticamente todas as que visitamos estão com perspectiva e projetos de expansão, o que é muito bom sinal”, anotou.

As visitas que acontecem no âmbito da I Semana do Setor Privado em Cabo Verde, arrancaram na cidade da Praia e pretende-se estimular e reconhecer o trabalho das empresas, reforçando a posição do Governo como promotor de um Estado parceiro do sector privado.

A I Semana do Setor Privado culminará com a realização da 4ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Empresarial, onde será assinado um acordo de delegação de competências do sector público para o sector privado.