O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, vai representar o nosso país, esta quarta-feira (19), na 59.ª Reunião da Comissão Regional para a África da Organização Mundial do Turismo (OMT) a decorrer em Adis Abeba, na Etiópia, sob o lema “Ano Internacional do Turismo Sustentável” e que termina na sexta-feira, 21.
Para esta manhã, estão previstas discussões de dois temas candentes e de enorme importância para a OMT como sejam a inclusão social, o emprego e redução da pobreza, no primeiro painel, para de seguida ser debatida a problemática da eficiência dos recursos, protecção do ambiente e mudança climática.
A abertura desse encontro será presidida pelo secretário-geral da OMT, o jordano Taleb Rifai, que não irá se recandidatar nas eleições de maio próximo, no qual estão posicionados 7 candidatos (dois cada dos continentes africano, europeu e americano mais a sul-coreana – por sinal a única mulher -, Young-shim Dho).
Na quinta-feira, será também discutida num dos hotéis da capital etíope, como atrair os asiáticos para o continente africano, mais propriamente os chineses, tendo em conta que apenas 3% dos 47 milhões de turistas que visitam a África anualmente provém da Ásia.
Segundo dados da OMT, a China é actualmente o maior emissor de turistas do mundo. Só no ano passado foi responsável por 135,1 milhões de viajantes, sendo, o país que mais contribuiu para que em 2016 o sector tivesse registado um novo recorde histórico. Os turistas chineses são também considerados ao mais gastadores quando visitam os outros países do globo. Só no ano passado, deixaram cerca de 246 mil milhões de euros nas suas viagens.
Refira-se que Cabo Verde apresentou recentemente a sua candidatura para o Conselho Executivo da OMT, eleição marcada para acontecer entre os dias 04 e 09 de setembro do corrente ano, no decorrer da 22.ª Assembleia-Geral da Organização, marcada para Chengdu (China).
O Ministro José da Silva Gonçalves vai aproveitar esta oportunidade na Etiópia para granjear apoios junto das delegações dos outros países africanos no certame, principalmente dos Palops e dos vizinhos da nossa sub-região.
O Ministro da Economia e Emprego fez-se acompanhar nessa deslocação á Etiópia com o Director Geral do Turismo e Transportes, Carlos Gomes dos Anjos.