Notícias

Ministra da Educação e Embaixadora de Portugal visitam instituição de ação de formação em animação para a leitura

A Ministra da Educação e presidente da Comissão Nacional para a Unesco, Maritza Rosabal, junto com a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, efetuaram esta quinta-feira, 13 de abril, uma visita às instalações onde decorria, desde 11 de abril, uma ação de formação em animação para a leitura.

Ministra da Educação e Embaixadora de Portugal visitam instituição de ação de formação em animação para a leitura

Esta formação visa capacitar os professores dos dois últimos anos do Ensino Básico e dos dois primeiros anos do secundário, com a finalidade de capacitá-los para a utilização de dinâmicas e estratégicas que mobilizem na formação do aluno.

De acordo com Maritza Rosabal, esta é uma experiência, um projeto que tem pés para andar e “mostra que temos uma forma de relacionarmos em sala de aula muitíssimo diferente e que pode ultrapassar imensas questões e em como pensamos ser a sala de aula e da própria representação que nos temos dos alunos e das alunas.” afirmou.

A Ministra partilhou o momento com os formandos, uma experiência que teve como orientadora de estágio em 1985 e, como bem disse, uma estória de pratica educativa.

Para finalizar, a Governante reiterou todo apoio para esta iniciativa uma vez que diz, “nós temos que mudar a forma de ver o mundo e a forma de ver as nossas crianças, as nossas famílias. Pensar no real e que com essa realidade podemos construir imensas coisas”.

A iniciativa, que decorreu até 12 de abril na cidade da Praia, é promovida pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional, em parceria com a Cooperação Portuguesa – Instituto Camões, o Ministério da Educação e a Unesco e é dinamizada por duas especialistas em práticas de leitura que, ao longo dos três dias, vão passar diversas abordagens aos participantes.

Refira-se que a mesma formação vai ser ministrada de 17 a 21 de abril, na delegação da Biblioteca Nacional do Mindelo.