Notícias

MSSS e a OMS promovem ateliê de validação de PDS de S. Nicolau e Maio

O Ministério da Saúde e da Segurança Social, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), promoveram esta terça-feira, 11, o “Ateliê de Validação dos Planos de Desenvolvimento Sanitário para as ilhas do Maio e de São Nicolau”, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

MSSS e a OMS promovem ateliê de validação de PDS de S

Durante a sua intervenção, na presença do representante da Organização Mundial da Saúde, Arlindo do Rosário frisou que plano em foco é uma nova forma de Planeamento, levando em conta as especificidades de cada ilha, de cada concelho e de cada região. “Queremos também seja transformada este plano num instrumento útil de gestão e de orientação no dia a dia, para o desenvolvimento do sector de saúde a nível nacional”.

O sistema de saúde está a avançar na perspetiva do Ministro da Saúde e da Segurança Social, não só a nível dos cuidados primários de saúde, mas também a nível dos hospitais, esclarecendo, no entanto: “estamos conscientes das dificuldades que existem e ainda o longo caminho que teremos a percorrer para que possamos um dia ter aquilo que é o ideal para todos”.

Arlindo do Rosário, enumerou as melhorias conseguidas nessas duas ilhas, nomeadamente a aquisição de ambulâncias para melhorar o transporte interno, o recrutamento de médicos e enfermeiros e outros técnicos, com vista a diminuir e corrigir as simetrias existentes.  Contudo, a questão de segurança transfusional, segundo o Ministro, ainda precisa ser trabalhado nessas e noutras ilhas onde não há condições para se fazer a transfusão sanguínea.

Com a realização do ateliê pretende-se socializar e validar a proposta dos Plano de Desenvolvimento Sanitário, respetivamente, das ilhas de São Nicolau e do Maio, assim como validar os planos, estratégias, ações, projetos e respetivo cronograma e as prioridades e intervenientes para um plano de atuação multissectorial.

A cerimónia de abertura contou com a presença dos presidentes do Tarrafal de S. Nicolau, José Freitas de Brito, e da Ribeira Brava de S. Nicolau, Pedro Morais.