No âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente a 7 de abril, este ano subordinado ao tema “Depressão: vamos conversar”, o Ministério da Saúde e da Segurança Social, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os seus parceiros sociais, elaboraram um vasto programa de atividades para comemorar a efeméride, nomeadamente uma roda de conversa com as grávidas da maternidade do Hospital Agostinho Neto,para falarsobre a depressão pós-parto eoFórum “Depressão: vamos conversar”.
A cerimónia de encerramento do ato central do Dia Mundial da Saúde, foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, na presença do representante da OMS em Cabo Verde, Mariano Castellon.
Na ocasião, Arlindo do Rosário, reiterou que é hora de ultrapassar esta ideia de que a saúde mental é o parente mais pobre do sistema. “Gostaria que ultrapassássemos esta afirmação, é só ver o que é que se tem feito a nível da saúde mental, em todas as ilhas e em todas as regiões, isso demonstra o firme empenho do Governo para de fato incluir a saúde mental como uma ação importante”.
“Lanço um apelo aos países para que apoiem os programas de saúde mental, afetando recursos humanos e financeiros adequados para dar resposta a este fardo crescente” e “apelo aos Estados-Membros para que incluam a saúde mental nas suas agendas nacionais de desenvolvimento da saúde”, acrescentou o representante da OMS, sublinhado que e forma mais geral é que os governos, os parceiros e a sociedade civil possam trabalhar conjuntamente para dar mais visibilidade à depressão na região, pois a OMS está empenhada em apoiar os países a fazerem face a este importante problema de saúde pública.
O evento foi concluído com a apresentação de dança do Grupo teatral Mon na Roda e ainda uma exposição de trabalhos elaborados no Núcleo de Terapia Ocupacional de Psiquiatria da Extensão de Trindade.